ABEEólica
13 de dezembro de 2019 Agência ABEEólica

Voltalia inicia comissionamento de parques eólicos no Rio Grande do Norte

Os primeiros megawatts foram produzidos nos parques eólicos Ventos Serra do Mel, localizados no cluster Serra Branca

A Voltalia, empresa internacional de energias renováveis e prestadora de serviços, começou a fase de comissionamento das turbinas nos parques eólicos Ventos Serra do Mel 1 & 2 (VSM), localizados no município de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. Os ativos fazem parte do cluster Serra Branca e têm capacidade de 291 MW.

O CEO da Voltalia, Sébastien Clerc, comemorou a antecipação da fase de testes. “Menos de um ano após o início de sua construção, os parques eólicos VSM, localizados no cluster Serra Branca, começaram a produzir os primeiros megawatts, de acordo com nossa programação de comissionamento”, diz o CEO da Voltalia.

As três turbinas eólicas testadas começaram a produzir eletricidade nos parques VSM e representam uma capacidade instalada de aproximadamente 10 MW. Os parques eólicos localizados no complexo se beneficiam de uma linha de transmissão de 500kV e outras instalações concluídas no início deste ano, permitindo a venda de energia produzida.

O comissionamento dos demais aerogeradores de VSM 1 & 2será gradual e tem previsão para entrar em operação comercial em 2020. A fase de teste dos parques ocorre antes das datas de início dos contratos de compra de energia de 20 anos, definidos em 2021, 2023 e 2024. A maior parte da eletricidade produzida antes das datas de início dos contratos de compra de energia de 20 anos será vendida por meio de contratos já garantidos no mercado livre, gerando valor extra para os projetos.

O cluster Serra Branca possui uma capacidade potencial de 2,4 GW, de propriedade da Voltalia ou vendida a parceiros. Após a conclusão do VSM 1 & 2, a Voltalia terá 600 MW em operação no cluster.

Sobre a Voltalia (www.voltalia.com)

A Voltalia é uma empresa internacional no setor de energia renovável. O Grupo produz e vende eletricidade gerada a partir de instalações eólicas, solares, hidráulicas, de biomassa e armazenamento que possui e opera. A Voltalia possui capacidade de geração em operação e em construção de mais de 1 GW e um portfólio de projetos em desenvolvimento representando capacidade total de 7,1 GW, dos quais 0,6 GW são garantidos.

A Voltalia também é prestadora de serviços e apoia seus clientes investidores em projetos de energia renovável durante todas as fases, desde o projeto até a operação e manutenção. Como pioneira no mercado corporativo, a Voltalia oferece uma oferta global para empresas privadas, desde o fornecimento de serviços de eletricidade verde e eficiência energética até a produção local de eletricidade própria.

O Grupo possui 697 funcionários e está presente em 19 países em 4 continentes e é capaz de atuar em todo o mundo em nome de seus clientes.

A Voltalia está listada no mercado regulamentado da Euronext Paris, compartimento B (FR0011995588 – VLTSA) e faz parte dos índices Enternext Tech 40 e CAC Mid & Small. O Grupo também está incluído no Gaïa-Index, um índice para midcaps socialmente responsáveis

Assessoria de Imprensa Voltalia do Brasil

Máquina Cohn&Wolfe

Vanessa Carmo – vanessa.carmo@maquinacohnwolfe.com | (21) 3478-3102 / 99845-1633

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.