ABEEólica
24 de abril de 2017 Agência ABEEólica

Presidente da Casa dos Ventos recebe título de cidadão piauiense

Fundador da maior desenvolvedora de projetos eólicos do Brasil, Mário Araripe recebe homenagem por sua contribuição econômica e social ao Estado

Teresina, 24 de abril de 2017 – Mário Araripe, presidente e fundador da Casa dos Ventos, recebeu nesta manhã o título de cidadão piauiense, concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A honraria foi proposta pela Deputada Liziê Coelho, no ano em que a Casa dos Ventos comemora seu décimo aniversário como uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil.

Araripe é natural de Crato, no Ceará, mas foi no Piauí que encontrou uma das melhores condições de vento do mundo, característica que tem contribuído para transformar o interior do Estado em uma referência na geração de energia eólica. “Estudamos o Brasil de Norte a Sul e descobrimos na região um vento que não para de soprar”, afirma o executivo. “A poesia da energia eólica no Brasil não está somente em gerar energia limpa, mas em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades do sertão nordestino”, referindo-se aos benefícios trazidos para essas regiões com a implantação de parques eólicos. Dentre os benefícios estão a regularidade fundiária e remuneração pelo arrendamento das propriedades, melhoria da infraestrutura dos acessos, geração de empregos e implentação de programas sociais.

Somente no Piauí, mais de 1500 famílias arredaram seus imóveis para projetos da Casa dos Ventos, totalizando 87 mil hectares. Aproximadamente R$ 20 milhões foram pagos a elas durante o período pré-operacional, quando a empresa realiza estudos de viabilidade e sequer um quilowatt de energia é gerado. Hoje, com os parques em operação, essa remuneração se mantém anualmente e pemanecerá por pelo menos mais 20 anos. Para construir os projetos desenvolvidos pela empresa de Araripe, foram viabilizados R$7,4 bilhões de investimento no interior do Estado. Projetos que fizeram com que o Piauí deixasse de ser importador de energia e passasse a ser exportador de energia limpa. Foram aproximadamente 5.000 empregos diretos gerados, com prioridade para mão-de-obra local.

É no Piauí que a Casa dos Ventos opera uma das maiores usinas eólicas da América Latina, o Complexo Ventos do Araripe III, na divisa do Estado e no alto da Chapada do Araripe. Da mesma maneira que fez para os demais empreendimentos, a companhia desenvolveu programas sociais para atender a carência da região. Somente no semestre passado, a empresa fez a inauguração de uma escola e uma quadra poliesportiva.

“Há cerca de 8 anos redescobrimos o Piauí como uma grande oportunidade de investimento. Na corrida por encontrar as melhores áreas do país, víamos nossos concorrentes correrem para o litoral e nos virávamos para o interior. Enquanto se perdiam mundo afora, nós nos achávamos no Piauí”, diz Araripe. Hoje, o fundador da Casa dos Ventos é um dos principais investidores em geração eólica do Brasil. Engenheiro formado pelo ITA, Araripe recebeu no ano passado o título de “Embaixador
do Vento” durante o Brazil Wind Power, maior feira do setor de energia eólica na América Latina.

A companhia de Araripe desenvolveu aproximadamente 1,2 GW de projetos em operação no Estado, cerca de 90% de toda a capacidade instalada de ativos eólicos no Piauí. Sobre a Casa dos Ventos A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Em 2017, a companhia completa dez anos no mercado e, atualmente, é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.

www.casadosventos.com.br

facebook.com/casadosventosenergiasrenovaveis

twitter.com/acasadosventos

instagram.com/casadosventos

Informações para a imprensa

Debora Nogaroli dnogaroli@llorenteycuenca.com (11) 3054-3339

Thyago Mathias tmathias@llorenteycuenca.com (11) 3060-3397

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.