ABEEólica
29 de maio de 2019 Agência ABEEólica

Presidente da ABEEólica recebe “C3E – Woman of Distinction Award”

A Presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum, recebeu, nesta manhã, o Prêmio “C3E – Clean Energy Education & Empowerment – Woman of Distinction Award”, entregue durante o evento “Clean Energy Ministerial”, realizado em Vancouver, no Canadá. O C3E foi entregue pela primeira vez e é uma iniciativa internacional do Clean Energy Ministerial e da Agência Internacional de Energia. A premiação reconhece e homenageia mulheres profissionais que se destacam na indústria de energias limpas no mundo, pela excelência em áreas como liderança, política, defesa da fonte, avanço técnico, entre outros fatores, contribuindo para o avanço das mulheres no setor. O Clean Energy Ministerial, do qual fazem parte 25 países e a Comissão Européia, é um fórum global de alto nível para promover políticas e programas que façam avançar a tecnologia de energia limpa, compartilhando as lições aprendidas e as melhores práticas e incentivando a transição para uma economia global de energia limpa.

 

“É uma grande honra receber este reconhecimento, pois a luta e a defesa da energia eólica é algo que faço com a mais profunda dedicação e faço isso de corpo e alma há mais de dez anos. Defender a energia eólica é, ao mesmo tempo, uma tarefa árdua e fácil. É um paradoxo com o qual lido desde o início. Foi uma tarefa árdua, especialmente no início, porque tivemos que batalhar muito no Brasil para convencer governo, empresários e sociedade de que esta era uma boa opção e de que era viável financeiramente. E tem sido, ao mesmo tempo, algo fácil porque os benefícios da energia eólica facilmente se espalharam a olhos vistos pelo Brasil, especialmente em áreas mais carentes de recursos, como o Nordeste, onde a natureza colocou os nossos melhores ventos. Todos que conseguem olhar o planejamento energético e elétrico do Brasil com lucidez, que analisam os números, resultados e benefícios sabem que a energia eólica é hoje um destaque entre as opções para se expandir a matriz, considerando sempre, claro, a importância de termos uma matriz diversificada. O Brasil é abençoado por seus recursos renováveis e naturais e é com muito prazer que me dedico a promover um setor que não apenas transforma o vento em energia, mas que atua de forma a proteger nossos recursos naturais. Nós vivemos um momento fundamental na história mundial em que todos estamos sendo chamados à responsabilidade de defender o planeta. Sinto um profundo orgulho de atuar numa indústria que está contribuindo para lutar contra o aquecimento global. Este prêmio é obviamente uma grande conquista pessoal, mas é, acima de tudo uma prova do poder da força dos ventos brasileiros”, diz Elbia Gannoum.

 

A entrega da premiação faz parte da programação do “CEM10/MI-4”, evento do Clean Energy Ministerial que reúne ministros e diversas autoridades de mais de 25 países para discutir como acelerar o progresso em direção a um futuro de energia limpa. Como anfitrião deste ano, o Canadá destacará a liderança das mulheres, dos povos indígenas e da juventude no setor de energia. Após o sucesso das reuniões do ano passado na Suécia e na Dinamarca, o Canadá procurará fortalecer a cooperação entre governos, setor privado e organizações internacionais, promovendo esforços internacionais para acelerar o progresso rumo a um futuro de energia limpa.

 

Durante a entrega da premiação, também foi lançada a campanha “Equal by 30”, um compromisso público das organizações dos setores público e privado para trabalhar em direção à igualdade de remuneração, liderança igualitária e igualdade de oportunidades para as mulheres no setor de energia limpa até 2030. A campanha pede que as organizações, empresas e governos endossem os princípios, depois tomem medidas concretas para acelerar a participação das mulheres no setor de energia limpa.

 

“Não resta dúvida de que ainda temos que batalhar muito para que mais mulheres atuem no setor eólico e elétrico, ocupando posições de destaque. Há quase vinte anos, quando comecei a atuar no setor elétrico, o número de mulheres era ainda mais reduzido do que hoje. Ao longo do tempo, e especialmente nos últimos anos, venho vivenciando o encontro com cada vez mais mulheres nas reuniões e eventos. É, no entanto, necessário seguir adiante na luta por uma participação maior das mulheres no setor porque a representatividade ainda está longe de estar mais próxima da igualdade. É, portanto, com muito orgulho que recebo esta premiação hoje e sei da minha responsabilidade não apenas porque sou exemplo e líder, mas porque tenho como missão incentivar cada vez mais mulheres a se dedicarem ao setor”, avalia Elbia.

 

Veja aqui mais informações sobre o Clean Energy Ministerial: http://www.cleanenergyministerial.org/

Aqui ais informações sobre o evento: http://cem-mi-vancouver2019.ca/

Assessoria de Imprensa da ABEEólica

Selma Bellini

Fones: +55 11 3674-1117 / +55 11 97653-2917

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.