Com objetivo de promover a preservação do ecossistema da região de Campo Formoso (BA), cidade onde está localizado o Complexo Eólico Morrinhos, a Atlantic desenvolveu o projeto Sementeiros dos Ventos. A ideia surgiu a partir da necessidade de proteção das sementes locais, consideradas de melhor qualidade se comparadas àquelas que são comercializadas.
Implantado em 2016, o projeto apoia as comunidades na criação de bancos de sementes produzidas por agricultores familiares, a fim de ampliar sua disseminação. As sementes crioulas possuem grande variabilidade genética e são mais resistentes ao clima local, além de não precisarem de agrotóxicos.
Atualmente, o projeto conta com 63 famílias cadastradas. Até o final de junho, será concluída a etapa de aplicação das oficinas de armazenamento de sementes em todas as comunidades. Depois disso, os bancos serão frequentemente nutridos pelas comunidades e pela Atlantic.
Para o segundo semestre deste ano, estão previstas ações para a gestão destes bancos, com aulas específicas para os líderes comunitários. A partir daí, os bancos de sementes serão abertos à comunidade, e será feita a divulgação dos estoques, além do contato com os sementeiros, visando estimular o uso e a manutenção pelas comunidades locais.
Mais sobre o Programa de Educação Ambiental
A sustentabilidade é fator indissociável da estratégia de negócios da Atlantic. Por meio do PEA, foram criadas ações voltadas ao público escolar. Um exemplo é o projeto Guardiões da Natureza, que tem como finalidade divulgar informações sobre diferentes biomas existentes em Campo Formoso, valorizando assim a biodiversidade da região.
Além disso, outras ações como a celebração do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, palestras sobre a conservação de Felinos de Campo Formoso e Serpentes de Importância Médica da região, fazem parte do Programa da empresa.