ABEEólica
19 de junho de 2017 Agência ABEEólica

Obras do Complexo Eólico Lagoa do Barro têm início e marcam momento histórico para Atlantic

Primeiro empreendimento da empresa no estado do Piauí já conta com mais de cem colaboradores e equipamentos no canteiro de obras

Mais um capítulo da história da Atlantic Energias Renováveis começou a ser escrito neste mês de junho com o pontapé inicial das obras do Complexo Eólico Lagoa do Barro. O empreendimento tem previsão de investimento de 1,3 bilhão de reais e é um marco para o desenvolvimento de Lagoa do Barro do Piauí, município com pouco mais de 5 mil habitantes localizado no sertão do estado. As obras vão gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos nos períodos de pico onde todas as empresas estarão atuando e movimentar a economia local de uma maneira inédita.

“O Complexo Eólico Lagoa do Barro é hoje um empreendimento do estado do Piauí. Temos certeza que esse é o primeiro passo para o desenvolvimento da região. Um investimento como o da Atlantic atrairá muitos outros”, reforça Wellington Dias, Governador do Estado do Piauí.

Neste início das atividades, 108 colaboradores (entre topógrafos, operadores de máquinas, técnicos de segurança do trabalho e do meio ambiente, técnicos administrativos, engenheiros e outros) realizam a limpeza da área onde será instalada a fábrica de componentes eólicos da Acciona Windpower e fazem melhorias nas estradas de acesso ao canteiro de obras.

“É um momento muito especial para todos nós”, conta o engenheiro civil Justo Rodrigues Cuesto Junior, responsável por acompanhar a execução dos serviços. “Estamos trabalhando na supressão vegetal, na execução do platô, e em obras de drenagem e pavimentação que nos permitem a edificação e a instalação da fábrica de concreto. Também faremos melhorias nas estradas com a instalação da sinalização de segurança e correção de aclives e declives”, complementa. Além dos mais de cem colaboradores, já estão no espaço de obras equipamentos, incluindo caminhões pipa, escavadeiras, ônibus, ambulância, entre outros.

Você pode acompanhar o passo a passo das obras, com previsão de término para 2018, no portal e nas redes sociais da Atlantic.

Foco nas pessoas

Uma das atividades mais importantes neste início de obras aconteceu no dia 1º de junho. Foi o programa Diálogos Diários de Segurança (DDS). O tema da palestra foi o “combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, que contou com a participação de cerca de 100 colaboradores da Atlantic e contratados locais.

“É importante falar sobre os principais conceitos que envolvem violências contra as crianças, e isso aumenta a consciência dos nossos funcionários sobre o assunto no ambiente de trabalho”, diz o coordenador de Segurança do Trabalho, Fernando Winter, responsável pelos Diálogos Diários de Segurança.

Os DDS acontecem diariamente no canteiro da obra de Lagoa do Barro e tratam de diversos assuntos sobre segurança, saúde e meio ambiente. “Essas conversas funcionam como uma ferramenta importante de comunicação entre a área produtiva e a de Segurança e Saúde do Trabalho, ajudando principalmente na prevenção de acidentes”, complementa Winter.

O empreendimento

Quanto estiver pronto, em 2018, o Complexo Eólico Lagoa do Barro contará com oito parques eólicos e potência instalada de 195 MW (megawatts), gerados por 65 aerogeradores distribuídos em uma área de 2.854 hectares.

O Complexo Eólico Lagoa do Barro é o quinto empreendimento da Atlantic Energias Renováveis, que já conta com o Complexo Eólico Morrinhos, na Bahia, o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, e os Parques Eólicos Renascença V e Eurus II, ambos no Rio Grande do Norte.

 

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.