ABEEólica
17 de julho de 2018 Agência ABEEólica

Novo parque eólico está em estágio avançado de obras

Pedra do Reino IV faz parte do Complexo Eólico Echo 5

Mais um empreendimento da Echoenergia entrará em operação comercial plena em 2018. Com previsão de funcionamento para o segundo semestre deste ano, o Parque Eólico Pedra do Reino IV já está com 75% das obras civil e 65% das obras elétrica concluídas.

Localizado na cidade de Sobradinho, na Bahia, o parque faz parte do Complexo Eólico Echo 5 e contará com 20 MW de potência instalada com 10 aerogeradores. O sistema de transmissão é constituído de uma subestação elevadora de 34,5/69kV e uma linha de transmissão em 69 kV, com cerca de 36 km de extensão, em circuito duplo, compartilhada com as centrais eólicas existentes Pedra do Reino I e III do Complexo Eólico Echo 2.

“O empreendimento está em fase de conclusão das obras de acessos internos, externos e plataformas de montagem, além da execução de sete das dez fundações para os aerogeradores. A implantação da infraestrutura elétrica com rede subterrânea e aérea para escoamento da energia está sendo construída”, conta Liu Aquino, Diretor de Operações da empresa.

Devido às características geotécnicas do solo, as fundações são do tipo diretas, mais econômicas e sem necessidade de estacas. Cada uma possui 296 m³ de concreto e 27 mil kg de aço. As obras contam com 70 profissionais diretos.

Para o próximo mês, a estimativa é de que todas fundações e acessos sejam concluídos e que o lançamento de cabos da rede subterrânea que interliga os aerogeradores seja realizado. A conclusão da rede aérea que interliga o parque e a subestação coletora também deve ser realizada.

O Parque Eólico Pedra do Reino IV é mais um empreendimento que mostra a eficiência da Echoenergia, com foco em produção de energia elétrica limpa e renovável para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A seguir, confira fotos das obras:

 

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.