Ney Maron, ex-Renova Energia, estrutura novo negócio focado em estratégia de meio ambiente, regulação e sustentabilidade
Os objetivos da consultoria são aportar conhecimento à estratégia de negócios das empresas, consolidar boas práticas ambientais e assegurar “compliance” aos projetos do setor de energia
O setor de energia deve registrar crescimento de aproximadamente 1,23% em 2017, mesmo com a estimativa que o PIB aumente apenas 0,41%, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central do Brasil. As fontes renováveis permanecerão como principal vetor de expansão do mercado elétrico. Isto porque 67% da matriz energética do Brasil dependem da fonte hídrica e com a escassez das chuvas as energias eólica e solar podem se consolidar como opções complementares para atender à demanda por eletricidade no País. Apenas para se ter um parâmetro, a energia eólica recebeu entre 1998 e 2016 quase R$ 60 bilhões em investimentos de empresas nacionais e estrangeiras, segundo a Abeeólica.
Diante de perspectivas tão promissoras o mercado de renováveis é um dos mais atraentes do ponto de vista de boas oportunidades de negócios. Com o objetivo de aportar conhecimento e valor à estratégia das empresas do setor, especialmente em gestão ambiental, regulação e sustentabilidade, chega ao mercado a Maron Consultoria.
À frente da Maron Consultoria está Ney Maron de Freitas, ex-diretor da Renova Energia, e um dos precursores do setor de renováveis no Brasil. Após quase duas décadas, o advogado e engenheiro civil vislumbrou no novo negócio a oportunidade de dar continuidade a sua bem-sucedida trajetória no setor público e privado.
“As fontes renováveis continuarão a crescer nos próximos anos e minha convicção é que a consultoria poderá contribuir de forma muito efetiva para que este mercado seja a principal referência em boas práticas ambientais, sociais e regulatórias do setor de energia do Brasil”, afirma Maron. Neste primeiro momento, a consultoria dará ênfase a projetos dos setores de geração, distribuição e transmissão de energia.
Conhecer profundamente os processos ambientais, sociais e regulatórios, bem como os trâmites e prazos legais do setor são aspectos fundamentais para o êxito de projetos de energia. “Muitas vezes um grande empreendimento é impedido de ser instalado ou até de operar pelo desconhecimento de processos relacionados aos órgãos de controle”, assegura Maron. “A consultoria é uma facilitadora de negócios porque domina todos estes processos, possui credibilidade e grande capacidade de interlocução com os principais tomadores de decisão nas instituições”, esclarece.
A Maron Consultoria terá foco na estruturação de processos para obtenção de licenciamento ambiental, social e enquadramento regulatório; desenho e execução de estratégias dos processos mais adequados e rentáveis junto aos diferentes órgãos ambientais do Brasil; gestão tática e operacional de processos ambientais e sociais (incluindo Investimento Social Privado – ISP), laudos e estudos técnicos, regulatórios, ambientais e sociais.
A Maron Consultoria conta com uma equipe multidisciplinar com sólida experiência no mercado de energia e a proposta é trabalhar de forma integrada com os times das organizações. A nova empresa atuará em todo o território nacional.
Para mais informações acesse:
https://www.linkedin.com/in/ney-maron-de-freitas-94017438/
Mais informações à imprensa:
Josy Alves (11) 9-9958-1579 / josy@maronconsultoria.com.br