ABEEólica
20 de setembro de 2022 Agência ABEEólica

No mesmo ano em que foi realizada a segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, na cidade de Lisboa – capital de Portugal, a 1ª Conferência Oceânica do Brasil ocorrerá durante o IX Festival das Baleias, em Salvador (BA), primeira capital e maior estado costeiro do país.

O evento, organizado pela ONG REDEMAR, acontecerá entre os dias 22 e 25 de setembro, sendo os dois primeiros no HUB SALVADOR, com painéis e debates.

Os dois primeiros dias de evento serão dedicados a painéis, debates e encaminhamentos para ações propositivas de políticas públicas que contribuam para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 14 (Vida na Água).

No dia 22, serão abordados os temas “Economia Azul” e também será realizado o lançamento oficial do “Pacto 2050”, uma coalizão multi-institucional que conta com o apoio da UNESCO e que pretende propor uma agenda de redução de produção, consumo e descarte de resíduos plásticos até o ano de 2050. Já no dia 23, as discussões serão a respeito do “Planejamento espacial marinho” e “Cultura oceânica”, temas essenciais para uma a construção coletiva de uma nova mentalidade marítima.

O resultado desta imersão de dois dias de diálogos, será o encaminhamento de duas diretrizes principais dentro de cada um dos temas abordados durante o evento através de uma carta aberta, como forma de devolutiva para a sociedade e em busca de resultados concretos nas questões ambientais do país.

A carta aberta, pós-evento, será publicizada em formato de consulta pública, na busca da colaboração das comunidades costeiras, em especial com a atenção ao povo baiano. A carta ficará aberta por 15 dias no site da REDEMAR para que seja um documento que expresse a vontade popular, e será encaminhada para cada órgão competente identificados nos temas.

Já no dia 24/09, serão desenvolvidas atividades de educação ambiental na praia de Piatã, além de uma saída de campo a bordo do catamarã Sanson, para avistagem das grandes jubartes. Por fim, no dia 25, encerraremos o último dia de evento com dois grandes shows: Adão Negro e Mike Love, no Museu de Arte Moderna (MAM).

O IX Festival das Baleias conta com o apoio do estado da Bahia por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), do museu do Mar – Fundação Aleixo Belov, Instituto Popular do Recôncavo, Amara NZero, ABEEólica, Associação Náutica da Bahia, Multimodal Caravelas, MTC Divino Passos e Unesco.

A 1ª Conferência Oceânica do Brasil ocorrerá durante o IX Festival das Baleias, em Salvador (BA), primeira capital e maior estado costeiro do país.

ABEEólica 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.