ABEEólica
8 de junho de 2020 Agência ABEEólica

GE Grid Solutions anuncia lançamentos para automação e digitalização de subestações de energia elétrica

S20 e MU320E proporcionam maior segurança e conectividade nas operações

 

São Paulo, 5 de junho de 2020 – O negócio de Grid Solutions da GE Renewable Energy anuncia a disponibilidade de dois lançamentos para os segmentos de automação e digitalização de subestações de energia elétrica. O Ethernet switch S20, voltado para comunicação de redes, que conta agora com um novo hardware atendendo os requisitos das normas IEC  61850-3 ed. 2.0 e IEEE 1613/1613.1 e a merging unit MU320E, que apresenta uma nova versão estendida além de novas funcionalidades voltadas para medição e gerenciamento dos equipamentos de pátio da subestação como transformadores de instrumento e disjuntores de proteção.

 

As soluções foram desenhadas, desenvolvidas e produzidas pelo Centro de Excelência (COE) da GE, em Florianópolis, com foco em soluções de medição e comunicação voltadas para a automação de subestações de energia digitais e convencionais.

 

S20

O S20 é um switch Ethernet, que apesar de se parecer com os que vimos em um escritório, é totalmente voltado para aplicações industriais onde se requer uma comunicação confiável e ininterrupta para aplicações críticas, como nas subestações de energia elétrica. Nesta aplicação, o S20 é comumente utilizado dentro das salas de relés e controle, onde os relés e outros equipamentos Ethernet de automação se conectam ao switch, incluindo as merging units localizadas no pátio que se conectam através de fibras óticas. A principal função do S20 é realizar a comunicação entre todos os equipamentos de uma subestação de energia, por meio de protocolos de gerenciamento de rede e da flexibilidade na escolha da interface da porta de comunicação. Além disso, o S20 oferece funções modernas de cibersegurança.

 

Segundo Marcelo Zapella, gestor de produto da GE Grid Solutions, a nova solução da GE possui diversas melhorias em testes de resistência de emissões eletromagnéticas, testes mecânicos e ambientais, de acordo IEC 61850-3 ed. 2.0 e IEEE 1613/1613.1.  “Apesar do S20 já ter se mostrado um produto confiável em suas versões anteriores, o novo lançamento busca melhorar sua robustez em ambientes de subestações digitais atendendo o requisito das últimas versões de normas internacionais”, comenta.

 

MU320E

Já a MU320E é um equipamento de pátio, ou seja, fica próximo aos transformadores de instrumentação, disjuntores e dos demais equipamentos de pátio que realizam a medição e proteção de toda energia que passa pela subestação. Ele é a interface entre mundo físico analógico e o digital, usando redes de comunicação seguras e os mais modernos padrões do setor elétrico.

 

A nova solução da GE possibilita a transformação da tecnologia de medição analógica para a digital, viabilizandoo a substituição de quilômetros de cabeamento de cobre utilizados nas subestações convencionais. Já a versão estendida do equipamento permite monitorar mais equipamentos a um custo menor. “A merging unit concentra toda a medição feita no pátio e a envia digitalmente, através de fibra óptica, as informações da rede, oferecendo maior segurança e flexibilidade para quem opera a subestação, além de economia de custos com a fiação”, revela Adriano Pires, gestor de produto responsável pela MU320E.

 

O S20 e o MU320E já estão disponíveis e podem ser adquiridos diretamente pelo site da GE ou através da nossa rede de representantes e canais de venda.

 

Sobre a GE Renewable Energy

 

A GE Renewable Energy é um negócio de U$ 15 bilhões que combina um dos mais abrangentes portfólios da indústria de energia renovável e oferece soluções completas para seus clientes, que exigem energia limpa, acessível e confiável. Combinando soluções para a geração de energia eólica onshore e offshore, aerogeradores, hidrelétricas, armazenamento de energia, usinas solares e transmissão e distribuição, além de oferecer serviços digitais e sistemas híbridos renováveis, a GE Renewable Energy já instalou mais de 400 GW de energia renovável limpa e equipou mais de 90% das concessionárias de energia em todo o mundo com suas soluções. Com quase 40.000 funcionários em mais de 80 países, a GE Renewable Energy cria valor para os clientes que buscam potencializar o mundo com elétrons verdes acessíveis, confiáveis e sustentáveis.

 

Para mais informações, acesse www.ge.com/renewableenergy  e siga a GE Renewable Energy no LinkedIn www.linkedin.com/company/gerenewableenergy e no Twitter @GErenewables

 

Contato para imprensa

JeffreyGroup

Daniel Serpa – dserpa@jeffreygroup.com – 11 3185-0831

Evando Nogueira – enogueira@jeffreygroup.com – 11 3185-0877

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.