ENGIE tem novo diretor Financeiro e de Relações com Investidores
O engenheiro de Produção Carlos Freitas tomou posse hoje (9/01), na sede da ENGIE Brasil Energia, em Florianópolis, como diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. Aos 41 anos, Freitas substitui Eduardo Sattamini, que atualmente preside a Empresa e estava acumulando a Diretoria Financeira. Freitas sempre atuou na área financeira e tem larga experiência internacional. Empossado na ENGIE Brasil Energia, também será o Diretor Financeiro e Administrativo do Centro Corporativo da ENGIE Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro.
“É uma grande honra e alegria fazer parte desse time vencedor. Aprendi que, não importa em que país ou empresa você trabalhe, é fundamental ter uma equipe motivada e de alto desempenho”, afirma. Desde que entrou no Grupo em 2000, Freitas já morou na Bélgica, duas vezes na França, no Rio de Janeiro, duas vezes no Chile e duas em Florianópolis, para onde voltou novamente. Ele trabalhou na então Tractebel Energia, como gerente Financeiro, e ressalta que a gestão financeira da Companhia já é de alto nível há muito tempo. “Vou trabalhar junto com as equipes para manter o padrão elevado deixado pelo Sattamini e tentar avaliar, com ‘olhos novos’, as potenciais melhorias”.
Segundo Freitas, o maior desafio em sua nova função será apoiar a adaptação das operações da ENGIE no Brasil às novas diretrizes estratégicas do Grupo, pautadas na descentralização, digitalização e descarbonização. “Lá fora todos reconhecem a Empresa como uma das mais importantes do Grupo”.
Participando da posse via videoconferência, o presidente da ENGIE Brasil, Maurício Bähr, desejou sucesso a Freitas e ressaltou que ele tem pela frente desafios importantes, como aumento da eficiência e os novos negócios da Companhia em Serviços. “Sei que temos um profissional preparado para a nova missão de transformar a Unidade do Brasil em uma das melhores da ENGIE”, disse Bähr.
No seu discurso, o presidente da ENGIE Brasil Energia, Sattamini ressaltou as qualidades do novo executivo, com quem já trabalhou na Diretoria Financeira e de Relações com os Investidores de 2010 a 2013. “Carlos é um excelente profissional que vinha sendo desenvolvido para assumir posições-chave no Grupo”, afirma. “Estou muito feliz com o retorno dele à ENGIE Brasil Energia”, finaliza Sattamini.
Sobre a ENGIE
A ENGIE desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços) em torno de um modelo baseado em crescimento responsável a fim de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono: acesso à energia renovável, atenuação e adaptação às mudanças climáticas, segurança de abastecimento e uso racional dos recursos naturais. O Grupo fornece soluções altamente eficientes e inovadoras para pessoas, cidades e empresas através de fontes diversificadas de fornecimento de gás, produção de eletricidade flexível e com baixa emissão de CO2 e conhecimento técnico em quatro setores-chave: energias renováveis, eficiência energética, gás natural liquefeito e tecnologias digitais.
A ENGIE possui 154.950 funcionários em todo o mundo e obteve receitas de € 69,9 bilhões em 2015. Cotado nas bolsas de Bruxelas, Luxemburgo e Paris, o Grupo está representado nos principais índices internacionais: CAC 40, BEL 20, DJ Euro, Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe, DJSI Europe e Euronext Vigeo (Eurozone 120, Europe 120 e France 20).