ABEEólica
22 de novembro de 2021 Agência ABEEólica

Energia eólica ultrapassa 20 GW de capacidade instalada no Brasil

Dados de novembro de 2021 da ABEEólica mostram que o país já tem mais de 8.800 aerogeradores em 751 parques eólicos

A energia eólica acaba de passar a marca de 20 GW de capacidade instalada, em 751 parques eólicos e mais de 8.800 aerogeradores. Há outros 965,89 MW em operação de testes, que devem entrar em operação nas próximas semanas, levando a energia eólica para 21 GW de capacidade instalada em breve. Até 2026, o País terá pelo menos 32 GW de capacidade instalada, considerando os contratos já assinados.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 22 de novembro, pela ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, instituição que reúne cerca de cem empresas da indústria eólica, incluindo fábricas de aerogeradores, de pás eólicas, operadoras de parques eólicos, investidores e diversos fornecedores da cadeia produtiva. Desde 2018, a eólica é a segunda fonte de geração de energia elétrica no Brasil e, em dias de recorde, já chega a atender cerca de 20% do País durante todo o dia e, em 2021, bateu o recorde de abastecer todo o Nordeste, durante todo um dia, por mais de uma vez.

“Se olharmos para o futuro, nossa previsão é que, até 2026, considerando apenas os leilões já realizados, teremos cerca de 32 GW. Estes são números que devem ser comemorados e podem ser ainda maiores, porque não captam completamente o bom desempenho do mercado livre, que vai se somando a esses valores conforme os novos contratos vão sendo fechados. E temos que lembrar que de 2018 a 2020 o ACL foi responsável por uma maior contratação que o ACR no caso de eólicas”, detalha Elbia.  

SAIBA MAIS

Consulte aqui o novo InfoVento, o infográfico da ABEEólica com dados atualizados do setor.

Sobre a ABEEólica

 A ABEEólica congrega mais de 100 empresas de toda a cadeia produtiva do setor eólico e tem como principal objetivo trabalhar pelo crescimento, consolidação e sustentabilidade dessa indústria no Brasil.

Contatos para imprensa

Selma Bellini / Relações Institucionais

ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica
Fones: +55 11 3674-1117 / +55 11 97653-2917
www.abeeolica.org.br

 

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.