ABEEólica
3 de janeiro de 2017 Agência ABEEólica

Eletrosul alcança 2,1 GW de potência instalada com operação da UHE Jirau

Empresa completa 48 anos e contribui com reforço do sistema elétrico brasileiro

A Eletrosul completa 48 anos, nesta sexta-feira (23), e comemora a marca histórica de 2,1 gigawatts (GW) de capacidade instalada de geração, alcançada com a operação da Hidrelétrica Jirau. Com uma matriz energética 100% limpa, proveniente das fontes hídrica, eólica e solar, o potencial de geração da Eletrosul é suficiente para atender ao consumo de 12 milhões de pessoas. Os investimentos em geração, próprios e em parceria, superam R$ 8 bilhões em ativos.

Desde 2013, a Eletrosul registra a operação plena de cinco hidrelétricas na região Sul e no Mato Grosso do Sul. Além da Hidrelétrica Jirau (20%), em Rondônia, a empresa também participa da Hidrelétrica Teles Pires (24,7%), entre o Pará e o Mato Grosso. No Rio Grande do Sul, a Eletrosul detém ainda empreendimentos eólicos que totalizam 800 MW de capacidade instalada, sendo considerada um dos maiores players do setor. Em Florianópolis (SC), opera a Usina Megawatt Solar (1 MWp), um complexo de geração fotovoltaica.

“Referência nacional no segmento de transmissão, a Eletrosul completa 48 anos e se consolida também na geração de energia, ultrapassando o marco de 2,1 GW de capacidade instalada. Com a operação da Hidrelétrica Jirau, a Eletrosul e parceiros contribuem de maneira significativa com o reforço energético necessário para a continuidade do desenvolvimento econômico e social do País”, destaca o presidente da Eletrosul, Márcio Pereira Zimmermann.

Importante projeto estruturante, a Hidrelétrica Jirau é resultado de parceria entre a Eletrobras (40%), por meio das subsidiárias Eletrosul e Chesf – ambas com 20% cada, a Engie (40%) e a Mitsui (20%), empresas que compõem o consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pelo empreendimento, com investimento de R$ 19 bilhões. Integrante do Complexo Hidrelétrico do Madeira, a usina tem capacidade instalada de 3.750 MW, suficiente para atender ao consumo de mais de 40 milhões de pessoas, consolidando-se como a 4ª maior usina do País, incluindo Itaipu.

No total, são 50 turbinas do tipo bulbo, as mais potentes do mundo, e que foram desenvolvidas para operar a fio d’agua, com baixas quedas e consequentemente com baixo impacto ambiental. Com investimento em tecnologia foi possível alcançar 98,94% de disponibilidade acumulada. Isso significa maior capacidade para transformar a força do Rio Madeira em energia elétrica. O desempenho é superior ao previsto no edital de concessão da Aneel, que é de 93%.

A hidrelétrica teve sua construção iniciada em 2009 e a montagem eletromecânica, em abril do ano seguinte. Iniciou a geração de energia em setembro de 2013, contribuindo com o Sistema Acre-Rondônia e com todo o Brasil por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Energia renovável
A UHE Jirau foi registrada no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo da ONU como o maior projeto de energia renovável do mundo. A partir do registro, o projeto se tornou elegível para o recebimento de créditos de carbono e posterior comercialização ou doação desses créditos.

Isso permitiu que a ESBR e seus acionistas doassem, em agosto de 2016, 70 mil créditos de carbono para a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro. A doação contribuiu com o Projeto de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016 (Programa Jogos Limpos 2016).

Assessoria de Imprensa | Savannah Comunicação Corporativa
Coordenação: Jonatas Andrade: (48) 3231-7588 | (48) 9979-0085 | jonatas.andrade@eletrosul.gov.br

Assessoria de Relações Institucionais | Eletrosul
Gerente: Celso Soares Pereira: (48) 3231-7934 | (48) 9115-6833| cpereira@eletrosul.gov.br

Sala de Imprensa: www.eletrosul.gov.br
Facebook: www.facebook.com/Eletrosul
Twitter: @EletrosulBR

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.