ABEEólica
11 de abril de 2023 Agência ABEEólica

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), sediado em Natal (RN) e principal referência do SENAI no Brasil em educação profissional para as indústrias de energia e do gás, completou 21 anos de operação anunciando quase meio milhão em investimentos para formação de profissionais na área de eletromobilidade e as primeiras investidas do país, em segurança do trabalho, voltadas à qualificação profissional para futuros parques eólicos offshore (no mar).

Os projetos serão desenvolvidos, respectivamente, em parceria com o Banco do Nordeste e a Maersk Training Brasil, parte da gigante dinamarquesa do setor de logística A.P. Miller – Maersk, maior empresa de treinamentos profissionais para a indústria de energia eólica do mundo.

“Nós vamos expandir nossa atuação com passos cada vez mais firmes nessas duas áreas, em um contexto em que a transição energética é inadiável no Brasil e no mundo e a indústria, e a sustentabilidade, demandam novos perfis de profissionais em campo”, diz o diretor do SENAI-RN, do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.  “Mais de 160 mil profissionais do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil já foram preparados no CTGAS-ER ou estão neste momento dentro das nossas salas de aula e laboratórios turbinando sua qualificação para indústrias de vários segmentos e nós enxergamos muito espaço para expansão desse movimento, de forma sustentável e com qualidade, nos próximos anos”, acrescenta o diretor.

O CTGAS-ER, observa ele, liderou o projeto de desenvolvimento do primeiro buggy elétrico do Rio Grande do Norte – o primeiro do Brasil idealizado para regiões de dunas – e foi pioneiro em mapeamentos no país para medir o potencial de energia eólica offshore, trabalho base para a atual fase de desenvolvimento do setor no país e para atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação que o ISI-ER conduz hoje como referência nacional. “O que estamos anunciando hoje são novos passos muito sólidos nesse caminho que estamos pavimentando”, disse.

Eólicas offshore

O evento que marcou o aniversário e oficializou os próximos passos do Centro incluiu o anúncio da ampliação da parceria do Centro com a Maersk Training Brasil. “Vamos expandir oficialmente nossa atuação para qualificar o pessoal que vai trabalhar em parques eólicos offshore, e vamos construir esse caminho com a Maersk”, disse o diretor do SENAI-RN.

Um termo aditivo à parceria firmada entre o SENAI-RN e a empresa, em 2021, que prevê, entre outros pontos, a cooperação científica e tecnológica entre as partes para o desenvolvimento de projetos e ações de Educação Profissional e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), de olho especialmente na indústria eólica, passa a incorporar, oficialmente, o foco também no offshore.

“A ideia é desenvolver ações incluindo GWO Sea Survival e o novo padrão GWO para elevadores em turbinas eólicas. São certificações que o Brasil ainda não oferece, uma evolução que SENAI e Maersk trazem para o país, que são absolutamente necessárias para evolução do ambiente de trabalho para geração de energia eólica offshore. Vamos construir a infraestrutura nos próximos dois anos, para entregar as soluções necessárias ao setor”, acrescenta Mello, frisando que a Maersk também está instalada desde o início de 2022 no Habitat de Inovação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o CTGAS-ER. É o primeiro escritório de inovação da companhia no Brasil.

“A Maersk Training abrange um amplo campo de indústrias offshore e onshore e necessidades de treinamentos. Treinamos organizações, tripulações e indivíduos da indústria de Petróleo & Gás, Marítima e Eólica, visando melhorar a segurança e o desempenho operacional tanto em operações marítimas quanto terrestres e sempre treinando o mais próximo possível da realidade. Nessa jornada e em especial no setor eólico brasileiro, contamos com nosso mais importante parceiro, o Senai CTGAS-ER”, diz Jeremy Faria, coordenador do Departamento de Treinamento em Eólica da Maersk Training Brasil.

A parceria entre as instituições abre novas perspectivas para formação e desenvolvimento de profissionais que já atuam no mercado ou buscam vagas de emprego em uma frente em ebulição na área: a implantação, operação e manutenção das torres dos parques eólicos, em terra e no mar.

“Nós da Maersk Training estamos mais do que orgulhosos em dar mais um passo buscando a melhor experiência de aprendizado no setor de treinamento em energias renováveis, certos de que colheremos ainda mais frutos, vislumbrando a eólica offshore e os treinamentos necessários para esse grande campo a ser explorado”, acrescenta Faria.

Eletromobilidade

Durante o evento desta quarta-feira, o CTGAS-ER e o Banco do Nordeste também assinaram simbolicamente o Convênio de Assistência Técnica e Financeira para realização do projeto “Laboratório didático de conversão e reparação de veículos elétricos”, que tem como objetivo fomentar a capacitação técnica de profissionais para atender a demanda de conversão e manutenção de veículos elétricos. A ação é inédita na região.

Segundo informações contidas no documento, a iniciativa representará aproximadamente R$ 457 mil em investimentos, dos quais R$ 236,7 mil, não-reembolsáveis, serão aportados pelo Banco do Nordeste, por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR).

Além de promover o desenvolvimento de uma tecnologia de conversão adequada à realidade local, o projeto prevê a criação de ambientes de capacitação que suportem e estimulem o mercado de conversão de veículos de motor à combustão para elétricos.

Os recursos serão destinados à estruturação de um laboratório de eletromobilidade, para formação de profissionais com foco em conversão e manutenção de veículos, ao desenvolvimento de curso específico na área e de aspectos de infraestrutura, como uma estação de recarga para veículos elétricos.

A parceria é formalizada em um momento de expansão contínua da indústria e do comércio do setor no Brasil. Só em 2022, as vendas desse tipo de veículo registraram alta de 41% na comparação com 2021 – e o ritmo, em 2023, segue aquecido, de acordo com dados da ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

“O Banco do Nordeste tem uma atuação muito forte para gerar desenvolvimento para a região e para o estado do Rio Grande do Norte, e essa atuação não se dá apenas através de crédito para os agentes produtivos. Nós também apoiamos iniciativas de desenvolvimento científico e tecnológico através de editais, com recursos não reembolsáveis. E, nesse contexto, tivemos a felicidade desse projeto credenciado pelo SENAI ter esse pleito aprovado”, disse o  superintendente do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, Thiago Dantas e Silva, representado, na cerimônia, pelo superintendente em exercício da instituição, Sartre Nogueira Fernandes Praxedes.

Novas fronteiras

A comemoração do aniversário do CTGAS-ER, com o anúncio da expansão do Centro, está inserida na programação dos 70 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, entidade que encabeça o Sistema FIERN – constituído também por SENAI, SESI e IEL no estado. “É uma data que celebramos com o olhar atento nas novas fronteiras do offshore, da eletromobilidade e do hidrogênio verde e conscientes de que há muito mais para fazermos”, diz o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo.

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, observa que o CTGAS nasceu como centro nacional de tecnologias e que, ao longo de sua trajetória, teve participação decisiva para o fortalecimento da indústria por meio de ações nas áreas de educação, pesquisa aplicada e serviços tecnológicos.

“Nós fomos pioneiros na preparação de pessoas para atuar na cadeia produtiva do gás no Brasil, formamos outras milhares para parques eólicos em terra e para o setor de energia solar. Agora, damos novos passos, em direção a indústrias nascentes e absolutamente estratégicas para o país”, diz ele.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, complementou que “celebrar o CTGAS-ER é também celebrar a excelência do SENAI-RN na formação de profissionais que atuam nas indústrias de energias, petróleo e gás não só do Rio Grande do Norte, como de todo país”. “O CTGAS-ER  é a principal referência nessa área e temos a grande satisfação de poder contribuir, por meio da educação profissional de qualidade, desenvolvimento de pesquisa e tecnologias, com um setor que é primordial para a economia nacional”, frisou o presidente.

 

Autoridades e representantes de instituições públicas e privadas com atuação em áreas como petróleo, gás, veículos, energias renováveis e educação, além de Conselhos e entidades empresariais, participaram do evento.

SOBRE O CTGAS-ER

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) é parte da rede SENAI do Rio Grande do Norte.

Foi inaugurado em 22 de março de 2002 como referência nacional para o desenvolvimento da indústria do gás natural e, a partir de 2009, expandiu a atuação para a então nascente indústria das energias renováveis – uma das mais estratégicas para o crescimento socioeconômico sustentável do Brasil e do mundo.

O Centro foi inaugurado a partir de uma parceria inédita entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a FIERN, o SENAI e a Petrobras. O ex-presidente da CNI, Fernando Bezerra, e a gerente executiva do Centro de Pesquisa Petrobras – CENPES, Maiza Pimenta Goulart, participaram do evento em comemoração aos 21 anos.

Documentos históricos sobre a trajetória do CTGAS-ER apontam que foi inicialmente constituído com a missão de prover e antecipar soluções para a indústria do gás natural do Brasil, através de educação profissional, assessoria técnica e tecnológica, de informações tecnológicas e pesquisa aplicada.

Já com o “ER”, de Energias Renováveis, incorporado ao nome, está posicionado atualmente na rede SENAI como referência nacional em educação profissional e serviços tecnológicos com foco também em energia eólica e solar.

É, ainda, Centro de Excelência nacional para soluções que estão em construção no Brasil, em parceria com a Alemanha, para formar profissionais que irão atuar na cadeia produtiva do hidrogênio verde.

Novos passos voltados à indústria de energia eólica offshore e à eletromobilidade, neste momento, marcam mais um capítulo de expansão nessa história.

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.