Complexo Eólico São Miguel do Gostoso é inaugurado no Rio Grande do Norte
A Voltalia, grupo internacional produtor de energia a partir de fontes renováveis, em parceria com a Copel, Companhia Paranaense de Energia, inaugura hoje o Complexo Eólico São Miguel do Gostoso, localizado no município potiguar de mesmo nome.
O empreendimento é composto por 4 parques eólicos e possui potência instalada de 108 megawatts (MW) – suficiente para abastecer 270 mil famílias. Seu potencial de produção gira em torno de 520 GWh, além de reduzir a emissão de CO2 em até mais de 205 mil toneladas por ano. A energia dos parques foi comercializada no 4º Leilão de Energia de Reserva, realizado em 2011.
A geração de energia do Complexo Eólico São Miguel do Gostoso é garantida por 36 aerogeradores de alta tecnologia, fornecidos pelo Grupo Nordex. Os modelos AW-125 e AW-116 instalados no empreendimento geram 3 MW cada. Os equipamentos são ideais para complexos eólicos de tamanho médio, com menor intensidade e turbulência. Os aerogeradores possuem índice de disponibilidade superior a 97% e estão presentes em 50% dos parques de melhor desempenho do Brasil.
Com vasta experiência em estratégia de serviço de Operação e Manutenção (O&M) em seus empreendimentos, o Grupo Nordex será responsável pelo fornecimento, montagem, operação e manutenção dos equipamentos do Complexo Eólico São Miguel do Gostoso. Além de fornecer tecnologia de ponta, a empresa ainda estabelece uma relação duradoura com seus clientes.
“Nossa relação com os clientes é de longo prazo. Além da fabricação e instalação dos equipamentos, trabalhamos para garantir o melhor desempenho, pois realizamos comissionamento, pré-operação, operação local e remota”, explica o responsável de compras do Grupo Nordex, Julio Cesar Pinheiro Goes. A empresa conta ainda com monitoramento à distância 24 horas no seu Centro de Operações em Mossoró (RN).
No Brasil, a empresa opera em mais de 10 empreendimentos, totalizando uma potência instalada de 1 GW e previsão de 1,2 GW até o final de 2018. São 330 turbinas AW3000 fabricadas, com 3 MW cada, as melhores máquinas para os ventos do país.
Sobre o Grupo Nordex
Em 2016, a Nordex e a Acciona Windpower se uniram para criar o Grupo Nordex. Com um portfólio de produtos complementares, hoje é um dos melhores players do mercado global. O grupo instalou mais de 21 GW de capacidade de energia eólica em mais de 25 mercados e, em 2016, gerou uma receita de 3,4 bilhões de euros.
Atualmente, a empresa emprega uma força de trabalho de aproximadamente 5 mil funcionários. A capacidade de fabricação conjunta inclui fábricas na Alemanha, Espanha, Brasil, Estados Unidos e Índia. O portfólio de produtos está focado em turbinas terrestres de 1,5 MW a 4,5 MW, feitas sob medida para os requisitos do setor em mercados desenvolvidos e emergentes.