ABEEólica
20 de agosto de 2021 Agência ABEEólica

AES Brasil e BRF constituem joint venture para fornecimento de energia renovável no Complexo Eólico Cajuína

São Paulo, 17 de agosto de 2021 – Em seguimento à estratégia de crescimento e diversificação de portfólio da Companhia por meio de desenvolvimento de projetos de fontes complementares à hídrica, a AES Brasil (AESB3) firmou em 16 de agosto, por meio de uma subsidiária, um acordo de investimento para a constituição de uma joint venture com a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, para a construção de um parque no Complexo Eólico Cajuína, no Rio Grande do Norte.

 

O Projeto possui 160 MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 92 MW médios de energia assegurada a P50 (ou seja, com probabilidade de 50% de geração acima da garantia física), sendo que 80 MW médios serão comercializados por meio de um contrato com prazo de 15 anos a ser firmado entre a joint venture e a BRF, com início de vigência em 2024. O investimento estimado será de aproximadamente R$ 825 milhões.

 

“É uma satisfação podermos trabalhar em parceria com a BRF neste projeto, apoiando uma das maiores multinacionais brasileiras na transição de sua matriz energética para fontes limpas. Trata-se de um movimento que ganha velocidade nas empresas que compreendem que uma produção sustentável é essencial para o futuro de seus negócios e do nosso Planeta”, afirma Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil.

 

“É uma união de grande sinergia. De um lado temos a BRF, uma empresa global com solidez financeira e reconhecida no mercado, e do outro a AES, uma multinacional que está entre as maiores geradoras de energia renovável do País. Esse projeto está totalmente alinhado com nossa agenda ESG e tenho a certeza de que ele trará impactos positivos que se estenderão à comunidade e sua economia”, reforça Lorival Luz, CEO global da BRF.

 

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis com uma capacidade instalada total de 4,4 GW, sendo 2.658,4 MW hídrico, 1.435,9 MW eólico e 294,1 MW solar. Além disso, a Companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e pertencentes ao pipeline, o portfólio da Companhia contará com 5,9 GW de capacidade instalada.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e mais de 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Informações para imprensa

InPress Porter Novelli

Andréa Almeida – andrea.almeida@inpresspni.com.br

aes@inpresspni.com.br

(11) 99246-4532 e (11) 94264-6300

ABEEólica 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.