ABEEólica
27 de março de 2017 Agência ABEEólica

Termotécnica apresenta para o mercado eólico solução para aterramento de SPDA nas torres de concreto

O sistema de proteção contra descargas atmosféricas é projetado para proteger vidas e patrimônios e tão importante quanto a confiabilidade do sistema, é a sua conformidade com a norma da ABNT NBR 5419/2015. Há situações em que a execução não anda lado a lado com o projeto, aumentando assim, os riscos pela utilização de componentes inapropriados que podem não garantir a eficiência do sistema como um todo. Nas torres eólicas de concreto que não são captores naturais, é essencial a recomendação do projeto de SPDA como uma grande oportunidade de atuação preventiva.

O acompanhamento das instalações evita não conformidades do sistema com a norma e também pode garantir a eficiência do sistema como um todo. Em se tratando de um assunto extremamente importante, mas não mais que os outros subsistemas do SPDA, o aterramento nas torres de concreto pode acontecer de forma que contribua para a realização de testes de continuidade elétrica, aterramento de massas metálicas e interligação com os barramentos de equipotencialização. Esta possibilidade é viabilizada através de um conector estrutural para o sistema eólico, que também pode ser usado em juntas de dilatação, de modo a garantir continuidade e como pontos de acesso para captores e condutores da malha de captação. Extremamente eficiente, é instalado com o objetivo de acessar o concreto armado, e como precisa ser instalado no momento da construção da torre, é fundamental que seja incluído no projeto, pois após a entrega da torre, não é possível sua inserção dentro do pilar.

Motivos da Termotécnica para recomendar este conector no projeto das torres de concreto:

  • Elimina as indesejáveis interferências estéticas que os sistemas externos produzem
  • Incorpora o que há de mais seguro em tecnologia de proteção: dispersão de corrente e equalização de potenciais
  • Redução de custos de implantação e manutenção do SPDA
  • Cerifica a regularidade do sistema através de testes de continuidade

Característica do produto:

Desenvolvido pela Termotécnica Para-raios: ATERRINSERT® Tel 657 e Tel 658

Possui disco em latão zincado com rosca fêmea M10 e conector em aço zincado para barras de até 3/8” de diâmetro, sendo fornecido com placa em EVA na fronte, para proteger a rosca interna do disco contra a infiltração durante o processo de concretagem. Pode ser utilizado com qualquer tipo de forma, e é fixado através de pressão sendo ajustável de 30 até 200 mm.

Além do ATERRINSERT®, a Termotécnica Para-raios também desenvolve produtos sob medida para SPDA, adequando as necessidades de proteção e aterramento dos parques eólicos. Em seu catálogo de produtos há uma variedade de materiais alinhados à NBR5419/2015 que permite ganho de tempo nas instalações, qualidade e certificado de garantia. Os produtos podem se relacionar com as outras soluções já existentes nos parques permitindo a integração e aplicação com excelência do sistema. A Termotécnica oferece ainda, um universo de conhecimento que são os cursos de SPDA + MPS ministrados em todo Brasil, aplicados por professores que são membros do comitê revisor da NBR5419/2015 e também, conta com uma equipe técnica especializada em desenvolver projetos e executar serviços. Para saber mais sobre a empresa ou enviar o seu projeto para construção das soluções de proteção em parques eólicos, acesse www.tel.com.br .

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.