Com uma abrangência internacional em crescimento, a G+, a organização global de saúde e segurança da energia eólica offshore, anunciou hoje uma nova parceria com a ABEEólica.
Fundada em 2002, a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias) é a associação brasileira para energia eólica, representando o setor em toda a cadeia de abastecimento da indústria.
Com a assinatura de um acordo de cooperação, a G+ e a ABEEólica irão colaborar no desenvolvimento de um quadro de saúde e segurança para a região, através do acesso compartilhado ao conhecimento global, orientações da indústria e lições aprendidas.
Rachel Porto, Global Head of WHSES na Corio Generation e uma das diretoras do conselho do G+ disse:
“A G+ possui uma riqueza de experiência no suporte ao setor global de energia eólica offshore. Ela fornece um fórum vital para os participantes da indústria aprenderem uns com os outros e implementarem diretrizes padronizadas de boas práticas. A G+ significa que podemos compartilhar nosso conhecimento e experiência para gerenciar com segurança projetos de energia eólica offshore, ao mesmo tempo em que ajudamos a influenciar a adoção de padrões robustos de saúde e segurança em novos mercados”.
Ela acrescenta ainda que “com a capacidade de energia eólica offshore em crescimento no Brasil, estamos animados em estabelecer uma parceria com a ABEEólica para apoiar uma transição de energia justa da maneira mais segura possível.”
Sobre a parceria, a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Gannoum, disse:
“A ABEEólica trabalha para a indústria eólica há 20 anos e está muito interessada em compartilhar informações e aprender com as lições de outros países no que diz respeito à segurança na energia eólica offshore. Estamos ansiosos pelo início das atividades de energia eólica offshore no Brasil e pretendemos começar com responsabilidade, transparência, segurança e insights das experiências globais, o que será de grande valor. O potencial para energia eólica offshore no Brasil é enorme, e queremos explorá-lo com o máximo cuidado com a saúde e segurança de todos envolvidos nesses projetos. Por isso, a parceria com a G+ é crucial para nós.”
Com planos de colaborar em atividades conjuntas no futuro, Matheus Eurico Soares de Noronha, Diretor Técnico da ABEEólica, apresentará no webinar G+ Americas Stakeholder webinar em 16 de fevereiro.
Com operações e financiamentos em expansão nas regiões da Ásia-Pacífico, América do Norte e América do Sul, a G+ continua a utilizar as lições aprendidas com incidentes de alto potencial que ocorreram nas fases iniciais da energia eólica offshore na Europa para desenvolver diretrizes de boas práticas, em vários idiomas, para apoiar operações seguras de energia eólica offshore nessas regiões.
A G+ Offshore Wind Health and Safety Organisation é composta por doze principais operadores – bp, Corio Generation, EDF Renewables, Equinor, Iberdrola, Ocean Winds, Ørsted, RWE, Siemens Gamesa, SSE Renewables, TotalEnergies e Vattenfall – bem como uma variedade crescente de membros associados internacionais.
Criada em parceria com o Energy Institute, a G+ trabalha globalmente para abordar questões de saúde e segurança na indústria através de quatro principais programas de trabalho: relatórios de dados de incidentes, diretrizes de boas práticas, segurança por design e aprendizado com incidentes.
Como parte do esforço para garantir que as lições aprendidas com esses incidentes estejam disponíveis gratuitamente, a G+ continua a disponibilizar lições de incidentes de segurança através do Toolbox, a plataforma de lições de incidentes de uso gratuito do Energy Institute.
A G+ realizará seu Dia Anual de Stakeholders em 7 de março, em Paris, proporcionando um importante fórum para discussões sobre saúde e segurança na indústria de energia eólica offshore. Para refletir a natureza global da indústria de energia eólica offshore, serão realizados dois webinars regionais focados nas Américas e APAC, respectivamente, antecedendo o evento.