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17 de dezembro de 2020 Agência ABEEólica

Estudo aponta estratégia de Sustentabilidade para retomada do turismo no Brasil pós-pandemia

Mapeamento de Inovações em Turismo Sustentável traz cinco direcionamentos

para a superação das barreiras sistêmicas que ameaçam o setor no País

 

São Paulo, 17 de dezembro de 2020 – O setor de turismo brasileiro tem cinco caminhos para superar os desafios que ameaçam sua sustentabilidade e retomada econômica pós-pandemia de Covid-19. É o que mostra o Mapeamento de Inovações em Turismo Sustentável, desenvolvido pela CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, e pela Ashoka, ONG global de empreendedorismo social.

 

O documento, disponível AQUI, propõe como princípios direcionadores o estabelecimento de vínculos afetivos baseados em empatia, a autenticidade das experiências, formação de equipes em rede, complementaridade entre conservação ambiental e desenvolvimento social e estratégia holística para ampliar a resiliência das comunidades. A estratégia foi traçada a partir de pesquisas com 19 empreendedores sociais que atuam com turismo sustentável em 10 estados brasileiros, em territórios indígenas, quilombolas, de agricultores, nas periferias urbanas ou em espaços de preservação ambiental.

 

Analisando o resultado das entrevistas, os autores do estudo identificaram quatro barreiras sistêmicas, que compreendem uma visão predatória de mundo, escassez de recursos financeiros estruturantes e de longo prazo, desigualdade social materializada nas condições de infraestrutura e a existência de políticas públicas e governos que ignoram ou prejudicam o turismo sustentável no País. O principal objetivo da publicação é favorecer a replicabilidade e escalabilidade de soluções para todo o território brasileiro.

 

“Como empresa de geração de energia limpa, principalmente hidrelétrica, reconhecemos o potencial que os nossos reservatórios criam para esse setor”, afirma Salete Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil. “Foi com esse olhar, somado à nossa estratégia de inovação, que nos juntamos à Ashoka nesse projeto, que se tornou ainda mais relevante com o surgimento da pandemia”, completa.

 

Rafael Murta Reis, diretor de Comunidade Transformadora da Ashoka, declara que “para a Ashoka, a transformação que produz efeitos para o bem comum deve acontecer em nível sistêmico, seja pelas políticas públicas, pelas mudanças nas dinâmicas dos mercados, ou na forma como os produtos são produzidos e consumidos, ou ainda pelo estabelecimento de uma cultura de transformação”.

 

Desafio traz incentivo ao crescimento do setor

 

O Mapeamento faz parte do projeto Trilhando a Transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável, que analisou quase 200 propostas inovadoras para selecionar três vencedores, que receberão R$ 100 mil cada um, além de participarem de um processo de aceleração em 2021, com mentoria e assessoria em gestão financeira para a aplicação dos recursos recebidos.

 

A cerimônia de premiação online foi realizada no dia 4 de dezembro, reconhecendo como vencedores os projetos: Rede BATUC, uma iniciativa que contempla 34 empreendimentos de turismo comunitário da Bahia; Rota da Liberdade (SP), uma ação de turismo em comunidades negras tradicionais do Estado de São Paulo, que valoriza as narrativas e a história dessas comunidades e Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima, uma iniciativa que engaja o trade turístico e turistas na compensação de emissões de GEE geradas por suas atividades e viagens.

 

Os projetos finalistas refletem a diversidade presente e buscada no Desafio desde a sua concepção, com projetos relacionados a comunidades rurais e urbanas, periféricas, indígenas e com importantes recortes de gênero, raciais e regionais. Mais informações dos vencedores e demais finalistas podem ser encontradas AQUI.

 

No projeto completo, foram investidos R$ 2,1 milhões pela CTG Brasil, por meio de recursos financeiros destinados pela empresa ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

 

Sobre a CTG Brasil

 

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,28 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

 

Sobre a Ashoka Brasil

A Ashoka é uma organização civil global, pioneira na promoção do empreendedorismo social. Dedica-se à consolidação de um movimento mundial em que todas as pessoas se reconheçam como agentes de transformação positiva na sociedade. Criada em 1980 e presente desde 1986 no Brasil, foi considerada a 5ª ONG de maior impacto social no mundo, segundo a publicação suíça NGO Advisor. A comunidade da Ashoka reúne mais de 3.500 empreendedores sociais no mundo todo (376 deles no Brasil), além de 300 Escolas Transformadoras (18 delas no país) e Jovens Transformadores.

Contatos para a imprensa

Antonio Biondi (Ashoka Brasil)
(11) 98542-9580
abiondi@ashoka.org

Roberta Garattoni | Victor Peixoto (CTG Brasil)
CTGBrasil@jeffreygroup.com

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