ABEEólica
16 de julho de 2019 Agência ABEEólica

Energia Eólica e Inmetro: serviço de calibração já disponível no Brasil

Geração de energia alternativa já é a segunda fonte da matriz com 15 GW de capacidade instalada

 

O Inmetro já oferece aos laboratórios acreditados o serviço de calibração de Anemômetros Laser Doppler (LDA), um grande reforço à autonomia e economicidade para a indústria nacional na área de energia eólica. Anteriormente só disponível no exterior, esse serviço permite eliminar a dependência de calibração externa dos padrões de medição na área de velocidade de ventos, assegurando assim a rastreabilidade para essas medições no Brasil, promovendo mais agilidade e reduzindo custos.

 

“Esse é um passo importante para a indústria da energia eólica, pois a avaliação técnica do potencial eólico exige um conhecimento detalhado do comportamento dos ventos. Os dados relativos a esse comportamento, que auxiliam significativamente na determinação do potencial eólico de uma região, incluem a medição exata da direção e da velocidade do vento, já que o potencial eólico é proporcional ao cubo dessa velocidade. Estamos atuando para a implantação da cadeia de rastreabilidade em velocidade de fluidos, especialmente vento, através do Disco de Calibração (padrão primário com rastreabilidade totalmente nacional)”, explica Gelson Rocha, chefe da Divisão de Metrologia de Dinâmica de Fluidos da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia do Inmetro (Dimci).

 

No Brasil, a primeira turbina de energia eólica foi instalada em Fernando de Noronha, em Pernambuco, em 1992. Na época, a geração de energia elétrica proveniente da energia cinética dos ventos correspondia a 10 % da energia gerada e consumida na ilha. Em 2018 o Brasil atingiu cerca de 15 GW de capacidade instalada de energia eólica.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a energia eólica já ocupa a segunda posição na matriz elétrica do Brasil (conjunto de fontes de energia usadas para gerar energia elétrica). Essa expansão do parque eólico brasileiro também possibilita uma maior diversificação das fontes energéticas do país e, consequentemente, permite que o Brasil fique menos suscetível a crises no setor, além de gerar menos impactos ao meio ambiente, já que a energia eólica é considerada a fonte de energia mais limpa do planeta.

Para saber mais sobre o serviço, acesse o link  ou envie um e-mail para samci@inmetro.gov.br.

ENERGIA LIMPA – A energia eólica já é a segunda fonte da matriz elétrica brasileira com 15 GW de capacidade instalada. São mais de 7 mil aerogeradores, em 601 parques eólicos, em 12 estados, segundo dados divulgados pela ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, instituição que reúne cerca de 100 empresas da indústria eólica, incluindo fábricas de aerogeradores, de pás eólicas, operadoras de parques eólicos, investidores e diversos fornecedores da cadeia produtiva.

 

 

Rafael Cavalcanti

Divisão de Comunicação Social (Dicom)

(21) 2563-2752 | www.inmetro.gov.br

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.