Curso promovido pela Statkraft formará condutores ambientais
Programa capacita condutores ambientais para atuar no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado entre os municípios de Alegre e Ibitirama (ES)
Com o objetivo de promover a integração com a comunidade local e os visitantes da Unidade de Conservação do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (que apenas em 2018 recebeu mais de 26 mil pessoas), a Statkraft Brasil realizará o curso de Condutores Ambientais Locais de Ecoturismo.
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), do Governo do Estado do Espírito Santo, e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), o programa busca sensibilizar os participantes para questões ambientais do parque, que protege nascentes e remanescentes florestais de parte da bacia hidrográfica do rio Braço Norte Direito, um dos principais afluentes do rio Itapemirim.
Após a realização do treinamento, 20 condutores locais (entre eles, dez moradores do entorno do parque, cinco dos municípios que compõem a Região Turística do Caparaó Capixaba e outros cinco do público em geral), estarão aptos para conduzir com segurança os visitantes em áreas naturais, de forma a causar o menor impacto ambiental possível. Os participantes não apenas se tornarão multiplicadores dos valores ambientais, mas terão alternativas econômicas de renda por meio do turismo.
Ao todo serão 14 encontros presenciais, de oito horas cada. Os inscritos já selecionados, com base no edital publicado em 1º de fevereiro deste ano, terão aulas sobre temas como Unidades de Conservação no Espírito Santo; Abordagem dos principais instrumentos legais: SISNAMA, SNUC e SISEUC; Aspectos históricos e culturais da região do Caparaó e criação do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça; Flora e fauna nativas e exóticas do parque; Fatores abióticos do parque (clima, hidrografia, geologia, geomorfologia e solos); Fundamentos de cartografia e orientação; Turismo regional e do parque: dados, atrativos do entorno e roteiros integrados; Diagnóstico de impactos, monitoramento, manutenção de trilha e necessidade no ordenamento da visitação, entre outros tópicos.
Com a data a definir, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), o curso faz parte do compromisso da Statkraft com o meio ambiente.
“As regulamentações e condicionantes que o Brasil possui na área ambiental nos colocam em um patamar elevado quando comparados a outros países, o que nos permite ter mais controle e cuidados com o meio ambiente. Como uma empresa responsável, priorizamos o desenvolvimento sustentável, por isso apoiamos e realizamos diversas iniciativas em prol do ecossistema”, destaca a gerente de Meio Ambiente na Statkraft Brasil, Bianca Barros.
Outros projetos
Em suas plantas espalhadas pelo Brasil, a companhia possui diversas iniciativas ambientais.
Atualmente, a Statkraft faz o inventário florestal, estudos necessários para obtenção da licença de instalação ambiental e estudos arqueológicos, de dois complexos eólicos na Bahia.
A projeção vem após vitória da empresa em leilão A-6, no qual a companhia vendeu a distribuidoras cerca de 87,4 megawatts médios em energia dos projetos Ventos de Santa Eugênia e Serra de Mangabeira, aproximadamente 500 megawatts em capacidade.
Em 2018, apenas no estado da Bahia, onde está situado o Complexo Eólico da Bahia, o Projeto Reniva (um viveiro situado no complexo eólico, que produz mudas de mandiocas – manivas) distribuiu 3.189 mudas para 62 famílias locais, um aumento de 442% no número de pessoas atendidas, em relação ao ano de 2017 (14 famílias). A expectativa da empresa é que as manivas gerem cerca de 15 toneladas de mandioca, e que sejam convertidas em 3.750 kg de farinha, ou seja, um potencial de gerar até R﹩ 12 mil de renda à comunidade.
No mesmo ano, destacaram-se as ações de Comunicação e Educação Ambiental realizadas em seis escolas das comunidades da região. Em 2018, foram atendidos 109 alunos, com idades entre 4 e 16 anos. Os temas foram: água é vida; caatinga; biodiversidade; biomas brasileiros; caça; desmatamento; apicultura e a importância das abelhas na produção agrícola; garimpo e seus riscos; e os impactos na saúde e meio ambiente ocasionados pelo lixo.
A Statkraft ainda coordena o Projeto de Apicultura, que consiste no apoio e assistência técnica a 20 famílias das comunidades da área de influência do complexo eólico. No último ano, a produção de mel ficou em 500 kg, um aumento de 165% em relação ao ano anterior (303,5 kg).
Além dos projetos na Bahia, a companhia realiza outros programas e monitoramentos nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como o monitoramento de fauna terrestre e aquática, de qualidade da água e dos reservatórios, além do Plano Ambiental de Conservação e uso do entorno de Reservatórios Ambientais (PACUERA).
MONITORAMENTO DE FAUNA TERRESTRE E AQUÁTICA
O monitoramento da fauna tem o objetivo de compreender os possíveis impactos e as respostas da fauna local à instalação dos empreendimentos, bem como entender os meios de adaptação das espécies aos novos ecossistemas.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL
São realizadas ações educativas com escolas municipais e colaboradores. As instituições selecionadas fazem parte da área de influência dos empreendimentos. A proposta é expandir a consciência ambiental, para isso, os múltiplos assuntos que permeiam a relação do ser humano com o meio ambiente são abordados em atividades pedagógicas e lúdicas.
MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA
O objetivo é monitorar a qualidade da água no trecho de influência após o enchimento do reservatório, de forma a verificar as variáveis físicas, químicas e biológicas da água.
PLANO AMBIENTAL DE CONSERVAÇÃO E USO DO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS (PACUERA)
PACUERA é o plano ambiental que visa a gestão das áreas do entorno do reservatório com foco na proteção de recursos naturais, em que são identificados os usos múltiplos do reservatório, tais como preservação ambiental, áreas de lazer e recreação etc.
SOBRE A STATKRAFT
A Statkraft é uma empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia a gás, eólica, hidrelétrica, solar e fornece aquecimento urbano. A Statkraft é uma empresa global em operação no mercado de Energia. Tem 4.000 colaboradores em 17 países. No Brasil, o grupo controla 18 ativos de geração de energia eólica e hidrelétrica, com cerca de 450 MW de potência instalada.
A empresa também atua e é um dos principais players no ramo de comercialização de fontes diversas de energia. No mundo, essas operações são executadas nos escritórios de mais de dez países. São mais de 650 especialistas no setor e mais de 500 000 contratos por ano. Prioriza as relações de longo prazo com seus clientes, em busca de soluções customizadas para as suas necessidades de energia, além de facilitar o financiamento de energia renovável e de projetos, inclusive no Brasil.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Rodrigo Freitas | Michele Colombo
Telefones: (11) 2894-5607 | (11) 2548-0720