ABEEólica
20 de agosto de 2020 Agência ABEEólica

Certificados de Energia Renovável REC Brazil têm aumento recorde e atraem grandes empresas

Grupo Notredame adquire certificados para sede administrativa e dois hospitais e se junta a outras empresas como Itaú, Vivo e BMW que já compram REC Brazil.

 

Os Certificados de Energia Renovável REC Brazil registaram aumento recorde em 2020, com aumento de cerca de 800% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a julho deste ano, foram cerca de 664 mil certificados REC Brazil, contra cerca de 73 mil no mesmo período do ano anterior.

O Programa de Certificação é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (ABRAGEL), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL) e da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABIOGÁS) e visa fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em termos de sustentabilidade.

O programa foi elaborado em 2011 por um grupo técnico designado pela Abragel e pela ABEEólica, envolvendo diversos especialistas com experiência das áreas de energia, sustentabilidade, mercado e certificação, que foram responsáveis pela definição dos conceitos envolvidos para empreendimentos sustentáveis. Dentro do programa, o Instituto Totum certifica geradores de energia renovável dentro dos critérios do I-REC e geradores de energia renovável com critérios adicionais de sustentabilidade com a chancela adicional REC Brazil. O Instituto Totum é responsável também pela emissão dos RECs.

 

“É importante entender que há dois tipos de certificamos com os quais trabalhamos: os I-RECs padrões e os I-RECs com chancela REC Brazil. A diferença essencial é que, no caso do REC Brazil, a usina também é certificada para critérios de sustentabilidade e impacto social de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No REC Brazil, além de a empresa geradora poder emitir um certificado de energia renovável, ela ainda comprova que tem um impacto positivo do ponto de vista social, de acordo com critérios dos ODS e isso dá ainda mais força para o certificado”, detalha Fernando Giachini Lopes, sócio-diretor do Instituto Totum.

 

Uma das empresas que adquiriu os RECs foi o Grupo Notredame. “Quando o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) tomou a decisão de adquirir certificados de energia renovável para três das nossas unidades (sede administrativa, Hospital e Maternidade Guarulhos e Hospital e Maternidade Notrecare ABC), optou pela compra de certificados REC Brazil. Essa decisão foi tomada pois entendeu-se que, além da compra de energia de fonte renovável, é positivo promover projetos que possuem critérios adicionais de sustentabilidade e com vínculo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Considerando que já iríamos realizar um investimento, que esse investimento fosse em projetos com essas características, com impacto positivo no entorno do empreendimento e na comunidade”, afirmou Priscila Costa Garrido, Analista de Sustentabilidade do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI).

 

Em 2018, foram emitidos 338 mil certificados, somando os I-RECs padrões e os I-RECs com chancela REC Brazil. Em 2019, esse número saltou para cerca de 2,5 milhões. A estimativa para 2020 é chegar a cerca de 5 milhões de certificados emitidos (sendo por volta de 30% com a chancela REC Brazil).

 

“O que nos chamou atenção é que cerca de 40% dos Certificados de energia transacionados no primeiro semestre foram com o Selo REC Brazil. No ano passado, essa porcentagem foi de pouco menos que 10%. Isso é um claro indicativo da importância que este selo vem ganhando, porque além de se certificar que a energia é renovável, os compradores dos certificados querem ter a certeza de que essa fonte também traz retornos sociais, econômicos e ambientais para as comunidades em que as fontes geradoras estão instaladas, o que é um diferencial no fechamento do contrato e é uma tendência cada vez mais forte, que tem se consolidado com muita força”, explica Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica.

 

“Estamos acompanhando com muita satisfação o crescimento da demanda por Certificados de Energia Renovável. Essa tendência vai ao encontro do nosso planejamento inicial que apontava uma evolução constante em relação a opção, cada vez maior por parte dos consumidores, em relação ao uso de energia renovável, limpa e sustentável. Desde 2011, vislumbrávamos a necessidade de uma abordagem de investimentos com maior aderência a princípios de ESG e a importância de consolidarmos essa iniciativa numa plataforma robusta e transparente. Acredito que temos muito a crescer ainda, afirma Charles Lenzi, Presidente da ABRAGEL.

 

“O Programa já tem o dobro de usinas Certificadas, quando comparado com 2019 – hoje são 13 usinas, e já temos mais 6 em processo de auditoria. Desde que o REC Brazil foi lançado em novo formato em novembro de 2019, possibilitando aos empreendimentos demonstrar o atendimento das suas usinas às metas dos ODS da ONU, notamos o crescimento do mercado. O aumento do interesse pela certificação e compra dos RECs sinaliza que as empresas estão preferindo consumir energia renovável e, ao mesmo tempo, mostra o compromisso com a mudança de comportamento energético”, analisa Celina Almeida, Diretora de Relacionamento do Instituto Totum.

 

O que são os Certificados

 

O sistema funciona por uma contabilização que controla o equilíbrio entre entrada e saída de certificados. Quando uma geradora é certificada, a energia gerada é acompanhada da geração dos Certificados de Energia Renovável (RECs) correspondentes ao montante produzido. Um REC é a prova de que 1 MWh (um megawatt hora) foi injetado no sistema a partir de uma fonte de geração de energia renovável. Quando um consumidor compra um REC de uma geradora, ele se apropria, por meio de um certificado, do atributo ambiental da energia que foi injetada no sistema e aquele REC não será usado por mais ninguém e aquela quantidade de energia sai da conta do sistema. Os RECs com a chancela REC Brazil também trazem consigo ações de sustentabilidade auditadas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

Para que uma determinada geradora possa emitir RECs e vendê-los, ela precisa passar por um processo de certificação. No site do Programa www.recbrazil.com.br, é possível ter informações detalhadas sobre todo o processo e como é feita a compra e venda verificadas, em ambiente certificado, de acordo com os códigos vigentes que normatizam este sistema.

Com o objetivo de explicar de forma mais detalhada como funcionam os Certificados de Energia Renovável (RECs) e o REC Brazil, o Instituto Totum realizou uma campanha de oito vídeos que tratam, sequencialmente, dos seguintes aspectos do mercado: o Sistema Interligado Nacional e os RECs;  o que são os RECs; por que os RECs são para todos; benefícios socioambientais das usinas por fonte de energia (eólica, hídrica, solar e biomassa) e como se tornar parceiros desses benefícios por meio dos RECs; a aplicação dos RECs no mercado livre e como registrar usinas. Os vídeos podem ser conferidos no site do REC Brazil, nas redes sociais das Associações e do Instituto Totum e na página do Totum no youtube: http://bit.ly/RECeRECBRAZIL

Contatos para imprensa

 

Instituto Totum

SP4 Comunicação Corporativa | Sueli Campo | 11 3873-4341 | sueli.campo@sp4com.com.br

 

ABRAGEL

Juliana Villas Boas Carvalho de Paiva | 61 3328 9443 | juliana@abragel.org.br

Lara Cristina | lara@dgbb.com.br

 

ABEEólica

Selma Bellini | selma@abeeolica.org.br

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.