Projeto SER
Empreendedor: Neoenergia
Nome do Parque: Calango 6
Status do Empreendimento: Operação
Município: Bodó e Lagoa Nova
Nome das comunidades: Massangana, Baixa Verde, Canta Galo, Santa Rita, Jatuarana, Paraíso, Bom Jardim
Início do projeto: 2019
Status: Em andamento
Linha de atuação: Educação, Saúde, Geração de Renda, Segurança Hídrica
Público atendido: Comunidade rural (509 famílias (2.036 pessoas) / 7 comunidades rurais)
Beneficiados: Pequenos produtores rurais.
Valor do investimento: ND
Indicadores do projeto:
- 509 famílias (2.036 pessoas)
- 7 comunidades rurais
Observações: Projeto desenvolvido com a ADEL. Mais informações em: https://www.institutoneoenergia.org.br/pt/como-atuamos/acao-social/Paginas/programa-ser.aspx
As ações do Projeto SER são norteadas por três eixos: saúde, educação e renda, que são os mesmos pilares que compõem o IDHM. O projeto atua no impulsionamento de tecnologias sociais que buscam transformar a realidade local, tangenciando temas como: Tecnologias de Convivência com o Semiárido; Protagonismo e empreendedorismo de jovens e Segurança hídrica e alimentar humana e animal. No eixo Saúde, a estratégia busca aprimorar equipamentos comunitários e implementar tecnologias socioambientais de segurança hídrica e saneamento rural para o desenvolvimento de atividades produtivas, geradoras de trabalho e renda. São ofertados aos agricultores e agricultoras assessoria técnica e gerencial para formação continuada e o uso eficiente das tecnologias implantadas. No eixo Educação, a estratégia consiste na capacitação técnica e gerencial de jovens rurais para que possam criar e desenvolver seus projetos de negócios em suas comunidades.
Além da capacitação, os jovens empreendedores têm acesso a crédito orientado para investir na criação e desenvolvimento de negócios rurais. O eixo Renda consiste na implementação de tecnologias sociais para o desenvolvimento da agricultura familiar e no fortalecimento de arranjos produtivos locais. Destacam-se como entregas do projeto até o primeiro semestre de 2021: acesso a 96 mil litros de água potável para 6 famílias das comunidades de Baixa Verde e Massangana; 44 capacitações realizadas com foco no desenvolvimento de cadeias produtivas e gestão dos recursos hídricos locais, impactando 373 pessoas das comunidades de Jatuarana, Paraíso, Bom Jardim, em Bodó (RN), e Massangana, Baixa Verde, Canta Galo, Santa Rita, em Lagoa Nova; 93 moradores locais beneficiados pela revitalização de 1 (um) centro de formação (múltiplo uso) comunitária em Jatuarana- Bodó/RN e 53 estudantes, 4 professores e 2 gestores com acesso a 52 mil litros de água potável na Escola Antônio Miranda de Assunção em Bodó/RN.
Principais entregas do primeiro semestre de 2021: • 03 Oficinas sobre Convivência com o Semiárido e Comercialização em Jatuarana, Paraíso e Bom Jardim (Bodó) e Santa Rita (Lagoa Nova); • Início do Curso de Empreendedorismo e Protagonismo Social (30 jovens) • Implantação de 19 Unidades Produtivas e 44 visitas de assessoria técnica às famílias em Jatuarana, Paraíso e Bom Jardim; • Participação das mulheres do Assentamento Jatuarana n 5ª. Feira do Agricultor – Exposição Agropecuária, em Lagoa Nova/RN. • Mobilização e organização dos produtores de Lagoa Nova para participação da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu em Natal (RN), na semana de 15 a 19 de junho; • 20 sessões de assessoria técnica aos produtores de Jatuarana, Paraíso e Bom Jardim, Massangana, Baixa Verde Canta Galo e Santa Rita. Outras ações estão previstas até o final de 2022.