EduCaatinga
Empreendedor: Neoenergia
Nome do Parque: Todos os Parques Eólicos da Neoenergia
Status do Empreendimento: Operação
Município: Diversos
Nome das comunidades: Diversas
Período do projeto: 10/2021 e 04/2022
Status: Finalizado
Linha de atuação: Biodiversidade
Público atendido: Comunidade escolar (participação de 12 alunos e 10 professores), contudo todo material está disponível na Internet para uso
Beneficiados: Comunidade escolar
Valor do investimento: ND
Indicadores do projeto:
- Público de 280 pessoas no mês de divulgação da Plataforma
Observações: Parceria realizada com o CIEDS e a Embrapa.
Em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foi produzido, através de um projeto voluntário da Neoenergia Renováveis, uma plataforma digital denominada “Educaatinga”. https://educaatinga.cieds.org.br/ A plataforma digital contempla ferramentas pedagógicas que incluem um jogo e um guia de aprendizagem.
De forma lúdica e com conceito visual inspirado na literatura de cordel, o objetivo da Plataforma é conscientizar e engajar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do bioma, que é o único exclusivamente brasileiro.
O jogo, que faz parte dessa plataforma digital, conta uma lenda criada para o projeto sobre a menina que virou Sabiá, pássaro característico da Caatinga. Por meio de um chatbot, os alunos podem interagir com a plataforma e seguir uma trilha, que mistura a história da menina a informações sobre a mata branca, como também é chamado o bioma.
As ilustrações fazem referência à literatura do cordel, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e culturalmente vinculado à região Nordeste. Aumentando o engajamento dos estudantes, a etapa de testagem e validação do jogo e da plataforma contou com a participação de 12 alunos e 10 professores de três escolas públicas do Rio Grande do Norte, da Paraíba e da Bahia, estados onde a Neoenergia Renováveis de O&M opera 32 parques eólicos.
A plataforma digital Educaatinga foi lançada oficialmente em 28/04/22 dia da Caatinga, e para isso contou com uma roda de conversa onde os participantes do projeto puderam contar para um público de 280 pessoas como foi a experiencia de conectar tradição local e inovação, na educação para preservação e conservação da caatinga.