Agricultura Familiar – Tecnologia, Capacitação e Empreendedorismo no semiárido do Rio Grande do Norte
Empreendedor: Elera Renováveis
Nome do Parque: Complexo Eólico Renascença
Status do Empreendimento: Operação
Município: Parazinho e João Câmara
Nome das comunidades: Comunidade Limão, Assentamento Limoeiro, Assentamento Brinco de Ouro, Comunidade Queimadas, Assentamento Baixa do Novilho, Assentamento Pereiros, Comunidade Três Irmãos, Comunidade Carro Turco e Assentamento 1º de Junho.
Data de início: 2017 – 2018
Status: Finalizado
Linha de atuação: Educação, Geração de Renda
Público atendido/beneficiados: 326 famílias / Comunidades vizinhas – pequenos agricultores familiares da zona rural.
Valor do investimento: R$2.322.733,43
Indicadores do projeto:
- Nº de tecnologias sociais inseridas – 134/
- Nº de oficinas de planejamento – 8/
- Nº de participantes das oficinas e assessoria – 548/
- Nº de mudas de hortaliças e frutíferas distribuídas – 2300.
Projeto teve como objetivo principal fortalecer a prática da agricultura familiar em nove comunidades do entorno do Complexo Eólico no semiárido do Rio Grande do Norte, através do incentivo à difusão das tecnologias sociais que impulsionaram a produção agrícola familiar e respectiva geração de renda. Foram realizadas capacitações para desenvolvimento agrícola e assistência técnica com estímulo ao empreendedorismo, apoiando a estruturação de um planejamento produtivo participativo e da cadeia produtiva voltada para a comercialização.
O Projeto contribuiu para o desenvolvimento econômico e social das famílias beneficiadas, na medida que capacitou homens, mulheres e jovens para aperfeiçoarem os meios necessários para convivência com os períodos de seca, garantindo a introdução de novos cultivos e a segurança alimentar das famílias.