
Diretoria da ABEEólica e executivos do Conselho de Administração entregam o Guia de Boas Práticas Sociambientais do Setor Eólico para a Governadora Fátima Bezerra e ao Diretor Geral do IDEMA, Wener Farkatt
O Conselho de Administração da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias), esteve reunido no Rio Grande do Norte em uma agenda de dois dias que culminou na data de hoje com reuniões de alta relevância para o Estado. Os encontros objetivam levar as pautas prioritárias de ações do setor para a gestão pública e dar ciência a todos do Guia de Boas Práticas Socioambientais para o Setor Eólico, lançado no último dia 24 de abril e que está sendo levado a todos os estados onde há projetos eólicos no Brasil.
O grupo esteve reunido pela manhã com Wener Farkatt Tabosa, Diretor Geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN). Na sequência, a Governadora do RN, Fátima Bezerra recebeu das mãos da presidente executiva da Associação, Elbia Gannoum, o exemplar do Guia de Boas Práticas.
Ainda receberam exemplares do Guia o Presidente da Confederação Nacional dos Municípios e prefeito da cidade de Lagoa Nova, Luciano Silva Santos e o procurador do Estado do RN, José Marcelo Costa.
Neste Estado com maior capacidade instalada do país, a presidente executiva da Associação, Elbia Gannoum e o especialista em ESG pela ABEEólica Felipe Vieira já haviam feito a entrega para o prefeito de Lajes, Felipe Ferreira de Menezes Araújo, ao Secretário de Estado da Agricultura Familiar Alexandre Lima e para a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, ao secretário Paulo Lopes Varella Neto com quem conversaram sobre meios para ampliar a presença da fonte eólica no Estado, no último mês de abril.
No Rio Grande do Norte, a energia eólica tem grande participação com mais de 9.963,9 MW em capacidade instalada e mais de 2.804,2 MW em projetos outorgados que serão construídos nos próximos anos promovendo emprego, renda e desenvolvimento social.
O Guia da ABEEólica foi lançado durante a primeira edição do ESG Day, evento voltado para discutir e disseminar temas relacionados à sigla (que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança). O documento foi elaborado pela Consultoria Gaja a pedido da ABEEólica e desenvolvido em conjunto com 17 empresas associadas. O objetivo é apresentar ações bem-sucedidas já implementadas, mostrando como empreendedores podem trabalhar em projetos de energia eólica no Brasil de forma respeitosa, transparente e harmoniosa com a sociedade e o meio-ambiente.
O documento traz exemplos de ações sociais, ambientais e fundiária, além de uma série de recomendações. “O trabalho foi o resultado de uma grande pesquisa realizada com diversas empresas geradoras de energia e devem ser entendidas como uma fonte de ideias e não como um recurso definitivo para a empresa que se considera social e ambientalmente responsável ou que pretende evoluir nesse sentido”, explicou Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.
Para ela, é crescente o número de empresas que promovem estratégias inovadoras. “Entendemos que as boas ideias devem ser compartilhadas. Por meio deste guia, a ABEEólica pretende divulgar as melhores iniciativas desenvolvidas pelas partes interessadas com as quais interagem: os moradores das comunidades vizinhas, as organizações não governamentais, os colaboradores, os acionistas, os poderes públicos, e a sociedade em geral que está atenta à necessidade de implementação de negócios de forma responsável social e ambientalmente”, acrescentou.

Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica, Marcello Cabral, Diretor de Novos Negócios, a Governadora Fatima Bezerra, o Diretor Técnico Regulatório, Francisco Silva e o especialista em ESG da Associação, Felipe Vieira.
Guia de Boas Práticas Socioambientais do setor Eólico – No documento estão reunidas as melhores ações praticadas pelas empresas associadas, com uma lista de recomendações para desenvolver, implantar e operar parques eólicos. Durante a leitura, será possível verificar que muitas ações vão para além dos requisitos reguladores. As ações apresentadas fazem parte do cotidiano de implantação dos empreendimentos eólicos e representam o comprometimento com a sustentabilidade e o bem-estar social.
Para a construção deste documento, foi realizado um diagnóstico ao longo de meses para identificar as Boas Práticas realizadas atualmente pelas empresas de energia eólica no Brasil. O guia é uma das diversas ferramentas cujo objetivo é elevar o grau de aplicação das normas relacionadas com o desenvolvimento social, a proteção ambiental e o respeito dos direitos fundamentais.
O Guia está disponível no site da ABEEólica para baixar. Veja a extensa lista de recomendações, programas, políticas, que demonstram a responsabilidade, a estrutura no trabalho das empresas e seus valores socioambientais.

Entrega do Guia de Boas Práticas ao procurador do Estado do RN, José Marcelo Costa

Entrega do Guia de Boas Práticas ao Presidente da Confederação Nacional dos Municípios e prefeito da cidade de Lagoa Nova, Luciano Silva Santos
Conselho de Administração da ABEEólica se reúne no RN e faz entrega do Guia de Boas Práticas Socioambientais à governadora Fátima Bezerra e autoridades