A ABEEólica apresenta o Minidocumentário “Ventos da Transformação – Efeitos multiplicadores da fonte eólica no Brasil”. A pré-estreia da versão resumida aconteceu no dia 22 de outubro deste ano, durante a abertura da 15ª edição do Brazil Windpower e contou com apoio das empresas ENGIE Brasil Energia, ENEL, Neoenergia e EDF Renewables.
Desenvolvido pela produtora Prosapress, o vídeo aborda a mudança na vida de pessoas nascidas no Nordeste Brasileiro e demonstra sua mudança de olhar a partir das possibilidades apresentadas pelos empreendimentos. As gravações ocorreram nas comunidades Distrito Alagadiço, em Umburanas (BA), Conquista e Baixa do Zé Félix, em Ourolândia (BA), e Santa Luzia (PB).
“Neste vídeo trouxemos uma pequena mostra do que os mais de mil parques eólicos espalhados pelo Brasil nos revelam. São 20 anos de aprendizado, desenvolvimento e crescimento da energia eólica no país. Temos sim projetos pioneiros que nos mostraram quais caminhos deveríamos percorrer para melhorar sempre. Hoje, temos um Guia de Boas Práticas Socioambientais que recomenda ações e processos que visam alcançarmos ainda mais desenvolvimento nos territórios. Demos início à construção de um Índice de Impulso ao Desenvolvimento e nos ajudará a mensurar essa evolução e vamos seguir trilhando o caminho na energia renovável, propulsora de uma transformação energética justa para nosso país”, destaca Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.
Sinopse de “Ventos da Transformação – Efeitos multiplicadores da fonte eólica no Brasil”
Em pouco mais de 14 minutos, belas histórias e indicadores concretos são apresentados revelando o real significado do termo Comunidade. Você vai conhecer as histórias de:
Edriana Souza Aguiar – professora e presidente da AACADU – Associação de Crianças e Adolescentes com Deficiência de Umburanas.
Daiana Reis – agricultora e apicultora – participa da Associação de Mulheres do Sertão – um grupo de produção de derivados da mandioca.
Anderson Eduardo – artesão na comunidade rural Pinga em Santa Luzia (PB).
Deuma Medeiros – proprietária do Restaurante Sabor da Serra.
Marcus Vinícius – diretor na escola municipal José Felix da Silva em Ourolândia (BA).
Edileuza Jesus – psicopedagoga aposentada e vice-presidente da Associação Rural de Mulheres Empreendedoras das Comunidades de Aurora e Conquista.
Acompanhe o Documentário completo na página ESG da ABEEólica:
Serviço
Produção – ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias
Apresentado por – ENEL, ENGIE Brasil Energia, Neoenergia e EDF Renewables
Edição – Prosapress
Minidocumentário traz luz aos aspectos positivos da presença de parques eólicos nos territórios do Brasil