
ABEEólica lança o Guia de Boas Práticas sobre Segurança e Treinamento Técnico durante o Brazil Windpower
- A Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias lançou oficialmente Guia de Boas Práticas da ABEEólica para Segurança e Formação Profissional na Indústria Eólica durante o Brazil Windpower deste ano
- Este marco é resultado do Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre a ABEEólica e a GWO em outubro de 2024
São Paulo, 05.11.2025 – A Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias – ABEEólica, apresentou o Guia de Boas Práticas ABEEólica sobre Segurança e Treinamento Técnico durante o Brazil Windpower deste ano. Com a previsão de o mercado brasileiro instalar 12,5 GW de nova capacidade eólica entre 2026 e 2030, a publicação desta diretriz permitirá que empregadores, em nível regional e nacional, atendam à demanda por aproximadamente 2mil novos profissionais no setor.
Essa conquista é o resultado de uma colaboração de longo prazo entre a ABEEólica e a GWO, iniciada em outubro de 2024, quando ambas assinaram um memorando de entendimento (MoU) para unir competências e desenvolver um guia de boas práticas voltado ao mercado brasileiro.
Um passo fundamental nesse processo foi o workshop realizado no início deste ano, organizado pela ABEEólica. O encontro reuniu profissionais de operações e segurança de empresas associadas à ABEEólica, além de membros da equipe da GWO, para revisar a minuta da diretriz e conduzir uma análise comparativa de lacunas entre os padrões de treinamento da GWO e as Normas Regulamentadoras (NRs) brasileiras.
Como a terceira diretriz nacional lançada para abranger segurança no trabalho e treinamento técnico básicos para técnicos em energia eólica — ao lado das diretrizes japonesa e americana —, o Guia da ABEEólica ilustra como a colaboração entre associações industriais regionais e nacionais e a GWO pode aumentar a visibilidade das trilhas de capacitação e atrair a próxima geração de técnicos qualificados.
Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica, explicou:
“Como entidade representativa da energia eólica no Brasil, a publicação deste Guia nos permitirá direcionar nossos stakeholders para trilhas de capacitação endossadas pelo setor, conforme descrito em perfis profissionais específicos. Com o Brasil ocupando a 5ª posição no ranking mundial de capacidade eólica onshore e a crescente demanda por profissionais até 2030, este framework permitirá que organizações tomem decisões estratégicas sobre o desenvolvimento da força de trabalho.”
Jakob Lau Holst, CEO da GWO, acrescentou:
“O novo Guia da Boas Práticas ABEEólica de Segurança e Treinamento Técnico já está disponível. Empregadores e instituições de ensino presentes no Brazil Windpower a receberam de forma entusiasmada, reconhecendo o Guia como uma ferramenta poderosa para o reconhecimento de competências ao longo da cadeia de suprimentos e para orientar indivíduos em direção ao treinamento adequado para o perfil profissional do técnico eólico. Este é um resultado realmente satisfatório de um mutirão produtivo entre a ABEEólica e a GWO, seus secretariados e membros colaboradores.”
Para ter acesso ao Guia completo ou a versão resumida, clique aqui.
