ABEEólica
13 de novembro de 2024 Agência ABEEólica

A ABEEólica se junta à Global Wind Organisation (GWO) para alinhar as práticas da indústria eólica local aos padrões internacionais

Como parte da parceria, a ABEEólica publicará, em 2025, as Diretrizes Brasileiras para o Treinamento de Técnicos de Nível Inicial

A Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias, ABEEólica, está se unindo à Global Wind Organisation (GWO) para alinhar as práticas da indústria eólica local aos padrões internacionais.

em Turbinas Eólicas. Essas diretrizes são recomendações estabelecidas para a indústria eólica, empregadores, governos e órgãos reguladores, à medida que buscam soluções e estruturas para qualificar a próxima geração de trabalhadores. Projetos semelhantes foram concluídos em 2023 e 2024 nos Estados Unidos, por meio da American Clean Power, e no Japão, com a Associação de Energia Eólica Japonesa, proporcionando apoio essencial para o desenvolvimento da força de trabalho nas estratégias de transição energética desses países.

Durante a COP28, o Governo Brasileiro assinou o compromisso de “triplicar a energia renovável até 2030”. Para tanto, da GWO e o GWEC preveem uma demanda de aproximadamente 12.300 técnicos qualificados até 2028. A previsão é de 23 GW de capacidade instalada nos próximos 5 anos, mas a necessidade de trabalhadores deverá crescer significativamente, à medida que as empresas se preparam para o primeiro projeto offshore, previsto para ser comissionado em 2030.

Jakob Lau Holst, CEO da Global Wind Organisation, explica:

“A força de trabalho provavelmente se tornará um dos maiores gargalos estratégicos da indústria nos próximos cinco anos. A ABEEólica está tomando uma decisão acertada ao garantir que suas bases estejam estabelecidas e, com essas diretrizes, possa comunicar o que a indústria precisa em um caminho para técnicos de nível inicial ingressarem no emprego.”

Elbia Gannoum, CEO da ABEEólica, acrescenta:

“Como órgão representante da energia renovável no Brasil, nosso papel é facilitar o crescimento e aplicar as melhores práticas sempre que possível. Publicar essas diretrizes nos dará uma ferramenta perfeita para alinhar nossos stakeholders, ajudando-os a tomar decisões-chave para o desenvolvimento da força de trabalho nos próximos anos.”

Como funcionam as diretrizes?

As Diretrizes da ABEEólica para o Treinamento de Técnicos de Nível Inicial em Turbinas Eólicas definirão o papel de um técnico iniciante e o treinamento necessário para adquirir as habilidades, competências e capacidades adequadas. O escopo é limitado a técnicos que atuam em Construção, Instalação, Operações e Manutenção de turbinas eólicas. Uma força-tarefa de stakeholders brasileiros liderará o trabalho, facilitado pelos gerentes de projeto da GWO, para avaliar o contexto atual. O primeiro rascunho das diretrizes é esperado para o segundo trimestre de 2025, com publicação prevista para o segundo semestre do ano.

A ABEEólica assinou um Memorando de Entendimento (MOU) em parceria estratégica com a Global Wind Organisation (GWO), entidade responsável por definir padrões de treinamento. A colaboração visa oferecer segurança para todas as partes interessadas, alinhando as regulamentações de segurança do Brasil aos padrões reconhecidos globalmente

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.