ABEEólica
22 de fevereiro de 2024 Agência ABEEólica

Com o avanço do Projeto de Lei das eólicas offshore (PL 11.247 de 2018) e os pedidos de licenciamento para projetos dessa fonte no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aumenta a expectativa do mercado para dar início às atividades necessárias para a implementação de parques eólicos offshore ou no mar. Temas como leilão de cessão de área, financiamento, infraestrutura portuária, cadeia de suprimentos e as conexões com mercado de carbono, hidrogênio renovável são relevantes para preparar o país para os próximos passos. Com esse anseio pela celeridade na regulamentação da eólica offshore no Brasil e para contribuir com o desenvolvimento dessa nova indústria, o Global Wind Energy Council (GWEC) e a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) promovem a segunda edição do Brazil Offshore Wind Summit, nos dias 26 e 27 de março no Rio de Janeiro.

“Diante desse cenário de novas perspectivas, nova política industrial do Brasil e o papel do país na transição energética, é fundamental darmos luz aos caminhos que possam garantir celeridade na formatação da eólica offshore. Este é o momento de discussão sobre regulamentação de processos que garantam o sucesso do investimento do Brasil e supram a geração de demanda de médio e longo prazo”, destaca Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.

“O Brasil pode ser um líder global na indústria eólica offshore. Alcançar esse potencial significará novos empregos, construção de novas indústrias de baixo carbono e descarbonização de setores existentes. Estabelecer uma forte cadeia de abastecimento brasileira também garantirá que o país possa desempenhar um papel crucial no preenchimento da lacuna da cadeia de abastecimento identificada pelo GWEC, fortalecendo ainda mais o papel do país no novo sistema energético. O Brazil Offshore Wind Summit desempenhará um papel crucial no estabelecimento do caminho para esse crescimento”, diz Ben Backwell, CEO do GWEC.

Nos dois dias de evento, geradores, fabricantes e instituições de pesquisa, regulação e governos vão caminhar por temáticas envolvendo regulamentação, infraestrutura, ESG, Suprimentos e Novas Tecnologias.

O evento conta ainda com a organização da Dominium Produções e a parceria de mídia da Agência EPBR.

As inscrições e a programação já estão disponíveis no site: https://www.braziloffshorewindsummit.com/

Sobre a ABEEólica

A Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) congrega mais de 150 empresas de toda a cadeia produtiva do setor eólico e tem como principal objetivo trabalhar pelo crescimento, consolidação e sustentabilidade dessa indústria no Brasil.

www.abeeolica.org.br

Siga-nos no LinkedIn e no Instagram

Sobre GWEC

O GWEC é uma organização baseada em membros que representa todo o setor de energia eólica. Os membros do GWEC representam mais de 1.500 empresas, organizações e instituições em mais de 80 países, incluindo fabricantes, desenvolvedores, fornecedores de componentes, institutos de pesquisa, associações nacionais de energia eólica e renovável, fornecedores de eletricidade, empresas financeiras e de seguros.

Encontre-nos em: https://gwec.net/

Siga-nos no LinkedIn e no Instagram

 

Contato para imprensa ABEEólica:

Camila Holgado / Relações Institucionais

camila.salles@abeeolica.org.br

Fone: 11 97653-2917

Marta Telles / Comunicação (credenciamento para imprensa)

marta@abeeolica.org.br

Contato para imprensa GWEC:

Marcela Ruas (Latin America Coordinator) – 11 91168-0083

marcela.ruas@gwec.net

A segunda edição do Brazil Offshore Wind Summit tem como tema principal “Caminhos para impulsionar a energia offshore no Brasil” e acontece nos dias 26 e 27 de março, no Rio de Janeiro

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.