Projeto Restauração Da Caatinga: Técnicas Inovadoras, Capacitação de Pessoal e Tomada de Decisão
Empreendedor: Neoenergia
Nome do Parque: Todos os Parque da Neoenergia no RN
Status do Empreendimento: Operação
Município: Diversos
Nome das comunidades: Diversas
Período do projeto: 09/2021 – 02/2022
Status: Finalizado
Linha de atuação: Biodiversidade
Público atendido: 90 gestores públicos e tomadores de decisão sobre restauração efetiva de áreas degradadas da Caatinga.
Beneficiados: Gestores públicos e tomadores de decisão sobre restauração efetiva de áreas degradadas da Caatinga.
Valor do investimento: ND
Indicadores do projeto:
- 98,5% afirmam que o curso atiginiu as expectativas;
- 100% no nível de profundidade dos conteúdo e 95,5% afirmaram que o conhecimento construído irá contribuir para a definição de ações sobre o tema.
Observações: Parceria com o Laboratório de Ecologia da Restauração – LER/UFRN e articulação da ONG Associação Caatinga
Em parceria com a Associação Caatinga e com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Neoenergia desenvolveu o Projeto Restauração da Caatinga: Técnicas Inovadoras, Capacitação de Pessoal e Tomada de Decisão. Os principais objetivos do projeto foram a realização de um Curso Avançado Online de Restauração Ecológica da Caatinga, a divulgação de uma Plataforma Interativa de Restauração e o Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras de Restauração.
O projeto compõe as iniciativas da chamada “década da restauração de ecossistemas” (2021 – 2030, ONU), definida pela ONU e está alinhado com a Agenda 2030, em especial, com o ODS referente à Vida Terrestre e Mudanças Climáticas (ODS13 e 15). Com a carga horária de 40h, o curso capacitou mais de 90 gestores públicos e tomadores de decisão sobre restauração efetiva de áreas degradadas da Caatinga. 98,5% dos participantes afirmaram que o curso atingiu suas expectativas com nível de excelência. Além disso, também foi desenvolvido e divulgado, no decorrer do projeto, uma plataforma interativa com dados avançados sobre a Caatinga advindos de estudos realizados pela equipe do Laboratório de Ecologia da Restauração – LER/UFRN com o intuito de aproximar o conhecimento científico dos agentes da restauração https://caatinga-hub-worldresources.hub.arcgis.com/).
O projeto também fomentou o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de restauração do bioma com experimentos realizados na Floresta Nacional do Açu/RN. A pesquisa, desenvolvida pela UFRN, no experimento de larga escala (BrazilDry) levou ao desenvolvimento de uma técnica de plantio com 1 metro de comprimento de raiz, o que aumentou em 75% a sobrevivência dos transplantes. No contexto deste projeto, foi realizado o plantio de 2.000 mudas no experimento, a fim de testar diferentes técnicas, como o desenvolvimento de raízes, manipulação de cobertura de solo e inoculação de fungos.