ABEEólica
3 de janeiro de 2017 Agência ABEEólica

Eólicas Caetité entregam retroescavadeira para projeto “Brotando Água”

O projeto Brotando Água, da Secretaria de Desenvolvimento de Caetité (SDE), no estado da Bahia, recebe no dia 15 de dezembro de 2016 da Eólicas Caetité uma retroescavadeira, equipamento que irá ajudar na construção de “barraginhas – miniaçudes” para coletar as águas das chuvas-  que mantém o fornecimento de água e a agricultura nas regiões com períodos de longa estiagem.

Criado, em 2014, pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) -, as “barraginhas” tornaram-se uma das tecnologias sociais mais eficientes para manter a coleta de água em regiões de seca, implantadas, inicialmente, como projeto piloto em Minas Gerais, e expandidas, a partir do êxito da experiência, em outras regiões do país.

“Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caetité, na Bahia, o projeto Brotando Água foi lançado em novembro de 2014. Previa a construção de barraginhas ao longo do município como forma de melhorar o abastecimento do lençol freático, fortalecendo a vazão de nascentes e cursos de água, e evitando, ainda, a erosão do solo gerada por enxurradas e o assoreamento dos córregos e rios. Uma tecnologia social exitosa da Embrapa, mas que não podia avançar muito em Caetité em função do orçamento do município.

A companhia identificou a demanda da população no diagnóstico socioparticipativo para a implantação do parque eólico de Caetité, realizado em 2015. “No mapeamento de projetos e políticas públicas locais, fizemos pesquisas documentais sobre o Brotando Água, além de reuniões com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para entender os resultados pretendidos, as potencialidades e suas restrições. A partir deste estudo, incluímos a doação da retroescavadeira no Plano de Investimento Social da Eólicas Caetité”.

O objetivo da inciativa é viabilizar e acelerar o projeto. Apesar de o Brotando Água ter tido grande receptividade do público local, especialmente da população rural, operacionalmente encontrava dificuldades na indisponibilidade de máquinas, já que as retroescavadeiras da Prefeitura (imprescindíveis para a feitura das barraginhas) são prioritariamente utilizadas na manutenção das estradas rurais. “ Vimos que contar com uma máquina própria, iria ajudar a avançar rapidamente como o Brotando Água”.

ABEEólica 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por:

Coletamos dados através de cookies para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar anúncios e conteúdos. Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso.