Quando finalizado, o Complexo terá capacidade instalada de 207 MW, energia suficiente para abastecer cerca de 400 mil residências. Seis dos 12 parques eólicos previstos já estão em operação, sendo o parque Aura Mangueira XIII o mais recente deles. Além dele, estão operando comercialmente os parques Aura Mirim II, Aura Mirim IV, Aura Mangueira VII, Aura Mangueira XI e Aura Mangueira XV. No mês de junho, outros 3 parques devem ser energizados.
Outro destaque das obras no último mês é a conclusão da pré-montagem dos tramos de concreto de todos os 69 aerogeradores. Dessa maneira, o guindaste previsto para a atividade já está sendo dispensado, assim como a fábrica de componentes eólicos da Nordex-Acciona, que já começou a ser desmobilizada.
O Complexo está em implementação desde agosto de 2015 e a previsão é que as obras terminem nas próximas semanas, o que representa uma importante antecedência em relação ao COD (data de ativação dos contratos do leilão, que tinha como previsão maio de 2018).